Com aval da Saúde, CMC já pode votar dieta hospitalar especial para celíacos

por José Lázaro Jr. — publicado 14/04/2021 18h05, última modificação 14/04/2021 18h05
Vereadores deliberaram sobre três projetos de lei. Também ganharam aval campanha sobre comunicação aumentativa e o fechamento de ruas para atividades de lazer.
Com aval da Saúde, CMC já pode votar dieta hospitalar especial para celíacos

Em razão da pandemia, as sessões da CMC tem ocorrido por vídeoconferência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esportes deu o parecer positivo que faltava para o projeto de lei que determina o fornecimento de dieta hospitalar especial a celíacos nas instituições médicas da cidade. Com isso, a iniciativa de Pier Petruzziello (PTB) fica apta a ser votada em plenário pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Segundo a proposta (005.00112.2020), caso o hospital não faça a segregação dos alimentos, a dieta especial seria fornecida por empresa terceirizada, certificada pela Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar).

O projeto foi avaliado positivamente por todos os membros da Comissão de Saúde, presidia por Noemia Rocha (MDB), e composta por Oscalino do Povo (PP), João da 5 Irmãos (PSL), Marcelo Fachinello (PSC) e Pastor Marciano Alves (Republicanos). Em razão da pandemia, e como medida para reduzir o contágio pelo coronavírus na CMC, as reuniões das comissões são realizadas por videoconferência, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo (confira aqui).

Na mesma reunião, também receberam pareceres favoráveis a instituição de campanha de conscientização sobre a comunicação aumentativa (005.00203.2020), de iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), e do Programa Rua Para Todos, que permite o fechamento temporário de vias públicas aos feriados e finais de semana para atividades de lazer (005.00002.2021), elaborado por Marcos Vieira (PDT). “Óbvio que não são todas as ruas que estarão contempladas, mas é uma iniciativa excelente, pois promove o convívio da vizinhança”, elogiou João da 5 Irmãos.