Coleta seletiva de lixo em condomínios pode se tornar lei
Está em trâmite, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que organiza o descarte e separação do lixo reciclável, orgânico e similares em condomínios da capital (005.00365.2013). Conforme a proposta, feita pelo vereador Chicarelli (PSDC), condomínios com mais de dez unidades residenciais devem descartar o lixo em saco preto para lixo orgânico e azul para materiais recicláveis. A norma permite o uso do padrão nacional para descarte de lixo reciclável.
Segundo o texto, o crescimento da construção de condomínios em Curitiba torna necessária a conscientização dos moradores quanto à prática da reciclagem e adequação para a destinação do lixo. “Havendo uma fiscalização mais rígida, todos poderão criar o hábito de agrupar em grandes sacos de lixo a correta separação e isso pode beneficiar o desenvolvimento sócio econômico ambiental”, defende.
Conforme Chicarelli, divulgar o dia e horário da coleta seletiva e do lixo orgânico entre os moradores, seria uma das iniciativas a serem tomadas pela administração do condomínio, segundo a proposta, já que muitos desconhecem a coleta semanal do lixo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba