Colégio para surdos comemora 58 anos

por Assessoria Comunicação publicado 15/06/2011 17h50, última modificação 10/08/2021 09h32
O vereador Zé Maria (PPS) participa, nesta sexta-feira (17), da comemoração dos 58 anos do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior. A unidade, que atende cerca de 300 de alunos com deficiência auditiva e surdos-cegos, tem a colaboração de 70 profissionais especializados para atendimento desde a educação infantil até o ensino pós-médio.
O colégio tem como filosofia o bilinguismo: língua brasileira de sinais/português, onde os conteúdos acadêmicos das disciplinas são transmitidos em Libras. O português é trabalhado como segunda língua.
Como atividades complementares, no contraturno tem atendimento pedagógico individualizado, orientação fonoaudiológica, audiometria, reeducação visual, artes, capoeira, xadrez, esporte, informática, educação ambiental, orientação profissional e encaminhamento para o trabalho.
Oferece curso de formação em Língua Brasileira de Sinais para professores, pais e comunidades em geral.
Inclusão
“Em 58 anos de atividade, o Colégio Alcindo Fanaya vem desenvolvendo trabalho voltado à inclusão de surdos nos mais diversos segmentos da sociedade, capacitando-os ao exercício da cidadania com autonomia no seu papel de cidadão”, diz Zé Maria.