Colégio de Líderes decide expediente normal durante o carnaval e sessões híbridas em março

por Filipi Oliveira — publicado 03/02/2021 18h20, última modificação 05/03/2021 17h37
Câmara de Curitiba terá sessões plenárias entre 15 e 17 de fevereiro. Tico Kuzma (Pros) defende protocolos de responsabilidade sanitária e social.
Colégio de Líderes decide expediente normal durante o carnaval e sessões híbridas em março

Colégio de Líderes decide manter expediente normal na CMC durante carnaval, em primeira reunião da nova legislatura. Rodrigo Fonseca/CMC.

Formado pelos vereadores indicados como líderes dos blocos parlamentares, dos partidos, do Governo e da oposição, o Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu pela primeira vez nesta legislatura, após a sessão plenária desta quarta-feira (3).

A convocação foi feita pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), durante a sessão desta terça. Também participaram da reunião a primeira-secretária, Flavia Francischini (PSL) e a segunda-secretária, Professora Josete (PT) – que formam com Kuzma a Comissão Executiva, responsável pela administração da Casa – além do primeiro vice-presidente, Alexandre Leprevost (SD).

O Colégio de Líderes decidiu que haverá expediente normal durante o carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. “Vamos seguir o mesmo procedimento adotado pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Curitiba, colaborando com os protocolos de responsabilidade sanitária e social”, disse o presidente Tico Kuzma.

O colegiados também abriu a possibilidade de que as sessões plenárias e as reuniões de comissões sejam realizadas, a partir de março, de forma híbrida, ou seja, tanto online, como tem sido feito desde março do ano passado, como presencial, respeitando todos as exigências de saúde do município.

Os líderes também debateram a formação das comissões, a participação dos vereadores nos conselhos municipais e questões relacionadas ao Regimento Interno. Confira outras fotos da reunião de hoje aqui.

O Colégio de Líderes é previsto no artigo 24 do Regimento Interno e é convocado para que a Câmara Municipal de Curitiba tome decisões “que revelem o pensamento majoritário”. Têm direito a voto os líderes de blocos parlamentares e de partidos não pertencentes a blocos. Os líderes de governo e oposição têm direito a voz, não a voto.
As deliberações do Colégio de Líderes da CMC são tomadas mediante consenso entre seus integrantes “sempre que possível”. Quando não for, o critério a ser adotado é o da maioria absoluta, ou seja, metade mais um do número de membros. Os votos dos líderes são computados em função do número de vereadores de cada bancada.

O Colégio de Líderes é formado pelos líderes dos seguintes blocos e bancadas:

DEM/PMB (6 vereadores) – Mauro Ignácio

Pode/PSL (5 vereadores) – Mauro Bobato
SD/Novo/Cidadania (5 vereadores) – Alexandre Leprevost
PT/PV (4 vereadores) – Carol Dartora
PP/PTB/PSB (4 vereadores) – Nori Seto
PSD (4 vereadores) – Beto Moraes
Pros/Republicanos (3 vereadores) – Osias Moraes
PDT (3 vereadores) – Dalton Borba
PSC/Patriota (2 vereadores) – Marcelo Fachinello
MDB/DC (2 vereadores) – Noemia Rocha

O líder do governo é Pier Petruzziello (PTB) e o da oposição é Renato Freitas (PT).