Cobrança proporcional em estacionamentos particulares
Começou a tramitar na Câmara de Curitiba, o projeto de lei que estabelece a cobrança proporcional ao tempo usado em estacionamentos particulares (005.00251.2013). A iniciativa, da vereadora Carla Pimentel (PSC), prevê que o cálculo do valor do serviço seja feito conforme o tempo de permanência do veículo no estacionamento.
O texto sugere que, para primeira hora de estacionamento, a fração da cobrança não ultrapasse 30 minutos. Já para cada hora subsequente, o valor cobrado não deverá exceder 30% do valor pago pela primeira hora. A regulamentação prevista também trata da cobrança de diárias e mensalidades, cujos valores seriam fixados independente da fração base para demais cálculos.
O projeto de Carla Pimentel também estabelece multa diária e cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência, para os estabelecimentos que descumprirem a norma. O valor da multa, conforme o texto, será estipulado pelo Executivo.
Tramitação
A proposição será analisada pelas comissões permanentes da Casa antes de ir a plenário. Durante este processo, a proposição pode ser arquivada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, único colegiado com esta prerrogativa, ou retirada pelo autor. Após sua aprovação na Câmara Municipal, passa pela avaliação do prefeito, para sanção ou veto.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba