CMEI leva o nome de Quielse Crisóstomo

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2006 16h25, última modificação 10/06/2021 08h02
O prefeito Beto Richa inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23), o Centro Municipal de Educação Infantil que leva o nome de Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, localizado na Regional da CIC, e entregou o título de Cidadão Honorário de Curitiba (in memoriam) para a viúva, Nilza Bordini Crisóstomo.
A iniciativa atendeu proposta do vereador Mario Celso Cunha (PSDB), líder do prefeito na Câmara de Curitiba, que teve sua proposição aprovada e transformada em lei. Fazendo uma retrospectiva da vida do homenageado e da amizade construída ao longo de suas trajetórias políticas, Mario Celso destacou que “Quielse foi guerreiro tanto como deputado como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Batalhador e vencedor. Mas, acima de tudo, corajoso. E essa é uma das maiores qualidade do ser humano. Ele sabia enfrentar seus desafios e lutar. Hoje, estamos fazendo justiça a quem tanto fez pela cidade e pelo Estado e que não teve a oportunidade de receber essa homenagem em vida. Estamos perpetuando o nome do conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva”, concluiu
História
Para o filho do conselheiro, deputado estadual Cleiton Crisóstomo, “as histórias se misturam nas coisas boas das nossas vidas. Meu pai, de família humilde, filho de professora de Bocaiúva do Sul, amava cuidar das crianças. Sempre defendeu as creches e escolas públicas que tornam viável a vida das famílias que têm filhos. Tenho certeza que, neste momento, meu pai e o José Richa (pai de Beto Richa) estão aqui, andando a cavalo no Parque dos Tropeiros com a mãe do Mario, que foi cabo eleitoral do meu pai, na garupa. Nossas histórias se confundem, mas a minha tem muitas coisas para contar. Meu pai, nasceu, cresceu e viveu para trabalhar pelos outros”, disse.
Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, são necessários investimentos firmes para a melhoria da educação, com a capacitação de professores e educadores. “Estamos consolidando nosso compromisso com a educação infantil. E, a educação não é só feita de obras, mas da obra de professores que fazem parte da secretaria. Construir com qualidade a educação de Curitiba é a nossa maior obra”, afirmou, acrescentando que, “quando a comunidade solicita a construção de novas escolas, são projetos de vida que são alterados”.
Esforço
O CMEI Conselheiro Quielse Crisóstomo atende 150 crianças dos 3 meses até os 5 anos e 11 meses em regime integral. Para a diretora, Indiamara Alves de Souza, “ter mais um espaço construído com o objetivo de educar e ensinar as crianças é de suma importância para a comunidade. Com o esforço de todos, num trabalho conjunto, construiremos uma nova sociedade”, disse a secretária.
Já para o presidente da Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista, Moisés Rosa Santana, “é um sonho que está se realizando. Temos profundo respeito por esta administração municipal, pois nunca tivemos tanto respaldo para nossas reivindicações como agora”.
“Estou emocionado por estar aqui. Estamos eternizando todos os feitos, a história e a trajetória do conselheiro Quielse”, foram as palavras de Beto Richa, lembrando da convivência de seis anos na Assembléia Legislativa com o homenageado. “Do seu trabalho honrado à frente do TC e da defesa por melhores condições de vida para a sua gente.”
Beto Richa disse, ainda, que se sentia muito feliz por estar na regional da CIC, uma das que apresenta os problemas sociais mais graves da cidade, mas que, com investimentos da Prefeitura, principalmente na área da educação, espera mudar a realidade daquele local.
Compromissos
“As famílias ficaram sem assistência por muito tempo pelo poder público. Agora, estamos cumprindo todos os compromissos assumidos, como a criação da 9º regional na CIC. Já fizemos mutirão pela cidadania, com todos os equipamentos da Prefeitura trabalhando em prol da comunidade. Abrimos o loteamento Alto Bela Vista com 358 lotes, beneficiando famílias que moravam em condições subumanas. A unidade de saúde funciona 24 horas, com área anexa de 2.600 metros quadrados, onde funciona o PAI – Ponto de Atendimento Infantil. Tudo isso vai garantir a mudança, pois não se consegue mudar uma cidade sem investimentos, principalmente na educação”, afirmou.
Participaram da solenidade, que teve a apresentação das crianças do pré 2, cantando a música Cheiro da Terra, da Banda Blindagem, a banda formada por alunos da Escola Municipal Mansur Guérios, os vereadores Aladim Luciano (PV), Julieta Reis (PSB), Custódio da Silva (PRTB), Celso Torquato (PSDB), Sérgio Ribeiro (PV), João do Suco (PSDB), deputado federal Gustavo Fruet, presidente do TC, Heinz Georg Herwig; administrador da regional CIC, José Dirceu de Matos; vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, entre outras autoridades. Acompanhando a viúva Nilza, estavam os filhos, Claudiane e Fábio, e o irmão do conselheiro Quielse Crisóstomo.