CMC recria Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional

por Fernanda Foggiato — publicado 26/04/2021 14h51, última modificação 26/04/2021 14h51
Com duração até o final da legislatura, o grupo será presidido por Professora Josete e vice-presidido por Nori Seto.
CMC recria Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional

Professora Josete alertou à insegurança alimentar em decorrência da pandemia da Covid-19. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na sessão plenária desta segunda-feira (26), o registro da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. Com duração até o final da 18º legislatura (2021-2024), o grupo suprapartidário tem como presidente a vereadora Professora Josete (PT). Na vice-presidência, Nori Seto (PP). O requerimento foi acatado em votação simbólica, durante a segunda parte da ordem do dia (409.00006.2021).

A reunião para a implantação da frente parlamentar, com a definição de sua diretoria e estatuto, foi realizada na última terça-feira (20). O trâmite antecede o registro. Na legislatura passada, Professora Josete, representante da CMC no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), foi a vice-presidente do grupo suprapartidário. Serginho do Posto (DEM), o presidente.

A Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional pretende acompanhar e fiscalizar projetos, programas e políticas públicas voltados a essa área. Também tem como objetivos a promoção de estudos, debates e encontros sobre a legislação pertinente; a articulação com diferentes esferas do poder público; e o incentivo à segurança alimentar e nutricional.

Com a pandemia, avaliou Professora Josete, o debate sobre o tema “se faz ainda mais necessário”, com a proposta de se garantir uma vida “digna e saudável” à população. Segundo a vereadora, mais de 100 milhões de brasileiros “não sabem se irão se alimentar à noite ou no dia seguinte”.

É um momento muito grave [de insegurança alimentar] e essa frente se coloca como ponto de partida para que possamos debater as políticas públicas de Curitiba”, pontuou. Josete também falou sobre a concentração de renda na capital e defendeu que os objetivos da frente parlamentar superam posicionamentos políticos, reunindo parlamentares da base, da oposição e independentes.

Conforme a vereadora, o grupo terá a primeira agenda na próxima semana, mas o dia ainda não foi definido. Para Noemia Rocha (MDB), o debate sobre a segurança alimentar e nutricional “engrandece o Parlamento”. Além dela, de Professora Josete e de Nori Seto, compõe a frente parlamentar os seguintes vereadores: Carol Dartora (PT), Dalton Borba (PDT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PTB) e Renato Freitas (PT).

Confira aqui outras frentes parlamentares em andamento nesta legislatura. As sessões plenárias e demais atividades têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.