CMC recebe ônibus do Erasto Gaertner para ação do Novembro Azul

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 08/11/2022 08h30, última modificação 08/11/2022 06h13
Exame para detecção do câncer de próstata deve iniciar aos 50 anos, já o grupo de risco começa aos 45 anos de idade.
CMC recebe ônibus do Erasto Gaertner para ação do Novembro Azul

Palácio Rio Branco estará iluminado até o dia 13 deste mês, em alusão ao Novembro Azul. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na próxima quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, das 10h às 15h, a unidade móvel do Conscientizar+, programa do Hospital Erasto Gaertner (HEG), para ação alusiva ao Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata. Uma equipe especializada fará consulta de enfermagem, além de orientação e prevenção à doença que causou a morte de 44 homens por dia, em 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. 

A participação é aberta e gratuita à população em geral. Os interessados serão atendidos por ordem de chegada, no estacionamento externo do Legislativo (em frente à praça Eufrásio Correia). Se for necessária uma avaliação mais completa, será feito um encaminhamento para o Erasto Gaertner. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apesar de poder acometer qualquer homem, os principais fatores de risco para a doença são a idade (a partir dos 40 anos); o histórico familiar (presença da doença em pai, irmão ou tio); a etnia (mais frequente em negros); e a obesidade. 

Em estágio inicial, quando ainda não se apresentam sintomas, a chance de cura chega a 90%. No entanto, quando os sintomas aparecem, o tumor costuma já estar em uma fase mais avançada. É quando o paciente percebe que está com dificuldade para urinar, com micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou nos ossos. 

Conscientizar+
O programa Conscientizar+ (C+), do Hospital Erasto Gaertner, foi lançado em 2019, com foco no diagnóstico precoce de doenças. Já os atendimentos itinerantes começaram em julho do ano passado, em meio à pandemia da covid-19. 

O programa conta com duas unidades móveis, equipadas com consultórios, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. Conforme balanço do Erasto, a iniciativa já levou atendimento a 3,8 mil pessoas, em 16 cidades do Paraná e de Santa Catarina. 

Iluminação especial
Até o dia 13 de novembro, quem passar à noite pelo Palácio Rio Branco, sede da CMC, poderá registrar o prédio histórico iluminado em apoio à campanha do Novembro Azul. No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao Movimento Novembro Azul, iniciado em 2003, na Austrália, e que busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.