Câmara de Curitiba recebe quadro do artista plástico Daniel Freire
A obra foi entregue, em plenário, ao presidente Tico Kuzma e a Mauro Ignácio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O acervo artístico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) agora conta com obra do artista plástico Daniel Freire (1927-2000). A tela foi entregue, na sessão plenária dessa quarta-feira (9), por familiares de Freire – Luis e Ulysses, filhos, e Luisa, neta e curadora da galeria para preservar a memória do artista. A doação foi mediada pelo quarto-secretário da Casa, vereador Mauro Ignácio (DEM).
Intitulada “Câmara Municipal de Curitiba”, a tela é de 1996. Nascido em Bernardino de Campos (SP), Freire se mudou para a capital paranaense na década de 1940, adotando a cidade como fonte de inspiração artística. Ele é considerado um dos últimos artistas da Escola de Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense.
Freire também é reconhecido como exímio retratista. Além das paisagens, ele representou, ao longo da carreira, políticos, autoridades da segurança pública e personalidades locais. Tem obras expostas em importantes museus paranaenses e em acervos dos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba