Câmara recebe a Secretaria de Defesa Social e Trânsito na terça
Respondendo a convite do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), e do líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), na próxima terça-feira (14) o titular da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Péricles de Matos, falará aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre as ações da pasta. Hoje, a SMDT é a responsável pela Guarda Municipal, faz a integração da Prefeitura de Curitiba com os órgãos estaduais de Segurança Pública, responde pela Defesa Civil e fiscalização de edificações, executa a política antidrogas e, por meio da Superintendência de Trânsito, administra o controle de tráfego dentro da cidade.
O encontro da equipe técnica da SMDT com os vereadores estava marcado para semana passada, mas foi reagendado por motivos de saúde. Na ocasião, nem Péricles de Matos nem a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, puderam vir ao Legislativo, mas são esperados nessa nova data, quando a maior parte da sessão plenária de terça será dedicada à interlocução dos representantes da SMDT com os vereadores da capital.
Cumprindo uma formalidade, a CMC vota, na segunda, um requerimento de Tico Kuzma para reservar o espaço do grande expediente e das explicações pessoais para a apresentação da secretaria (054.00012.2022). O presidente da CMC também não pautou nenhuma discussão de projeto de lei para a ordem do dia (confira aqui). Na terça, haverá apenas o pequeno expediente e a votação simbólica dos requerimentos e indicações. A transmissão ao vivo, pelas redes sociais da CMC, começa às 9h.
“Entre as atribuições deste Legislativo Municipal é fundamental que os parlamentares conheçam e discutam cada ramificação do Poder Executivo”, justificou Tico Kuzma. Para o líder do governo, a atividade, em especial o debate sobre o controle de tráfego, será relevante para a cidade. “É muito importante esclarecer para a sociedade que Curitiba se comprometeu com a redução das mortes no trânsito e isso será explicado para os vereadores”, disse Pier Petruzziello, por ocasião do convite original.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba