CMC realizou, no primeiro semestre, 27 solenidades para entrega de homenagens

por Claudia Krüger | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/07/2023 08h00, última modificação 21/07/2023 16h48
Honrarias são concedidas a personalidades e instituições com atuação destacada na capital.
CMC realizou, no primeiro semestre, 27 solenidades para entrega de homenagens

Câmara realizou, em 2023, 27 solenidades para homenagear personalidades de destaque e instituições da capital. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, no primeiro semestre deste ano, 27 solenidades. Entre elas, foram 10 para a entrega de premiações, 5 para cidadania honorária e 4 para vulto emérito. No mês de março, por exemplo, foi realizada a sessão solene para concessão do prêmio Cidade de Curitiba, dedicado a personalidades que se destacaram por seu trabalho, nas mais diversas áreas de atuação (leia mais). 

A solenidade, que marcou o aniversário de 330 anos da capital paranaense, homenageia cidadãos representativos em atividades ligadas às áreas de cultura, ciência, assistência social, educação, medicina, segurança, empreendedorismo, entre outras. Entre os indicados, esteve a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná, Marilena Winter. 

Na ocasião, Marilena se disse honrada com o reconhecimento e salientou o histórico de Curitiba no acolhimento de diversas etnias ao longo do seu desenvolvimento e, atualmente, com a chegada de refugiados de países como Síria, Haiti e Venezuela, e com a nova leva de ucranianos, que têm fugido do seu país, devido à guerra entre Ucrânia e Rússia. A íntegra da solenidade pode ser conferida no YouTube da CMC. 

Autismo
Em alusão ao Dia do Autismo, celebrado em 2 de março, a CMC realizou sessão solene, por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), também autor da lei que deu origem à Semana de Conscientização do Espectro Autista. A primeira lei sobre o tema saiu desta Casa em 2016, numa iniciativa minha, e, de lá pra cá, foram muitos anos de debates, aprendizados e outras legislações aprovadas, como a Lei do Diagnóstico Precoce [lei municipal 14.913/2016], outra iniciativa do meu mandato aprovada pela Câmara. Uma lei muito importante que está se espalhando aos poucos por todo o estado do Paraná”, afirmou o vereador. A solenidade pode ser assistida aqui.

Covid-19
No mês de abril, a Câmara prestou homenagem a profissionais de saúde que foram vítimas da Covid-19. Médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que morreram durante o enfrentamento direto durante a pandemia da Covid-19 foram homenageados por iniciativa de Ezequias Barros (PMB). “Profissionais que perderam suas vidas, mas salvaram tantas outras. A pandemia abalou nossas vidas e mudou nossa rotina. Muitos se uniram num esforço conjunto para enfrentar o vírus e superar a crise. Queremos prestar uma homenagem àqueles que se esforçaram ao máximo para salvar vidas”, afirmou Barros. A íntegra da solenidade está disponível no YouTube da CMC.

Vulto Emérito
Já em maio, a Câmara de Curitiba concedeu o título de vulto emérito à escritora Liamir Santos Hauer (leia mais). A honraria é concedida a pessoas nascidas na capital e que tiveram atuação destacada. Liamir, indicada à honraria pelo vereador Mauro Ignácio (União), foi primeira-dama, escritora e enxadrista. 

Pergunto-me desde que recebi a nomeação, o motivo da honraria. Certamente o fato de ter sido a primeira-dama está entre os motivos, mas nunca considerei isso um suficiente mérito para o reconhecimento. Por outro lado, a experiência junto ao Ernani [ex-prefeito e ex-marido] me fez experimentar vivências, estas sim, meritórias, por tentar estendê-las à coletividade e dar atenção a grupos culturais e de assistência social”, disse a homenageada. 

Demais solenidades
Todos as sessões solenes, realizadas pela Câmara Municipal de Curitiba, em 2023, podem ser conferidas na íntegra, no canal da CMC, no YouTube, na playlist Sessões Solenes – 2023.