CMC promove audiências públicas sobre canabidiol e doença celíaca

por Fernanda Foggiato — publicado 07/06/2021 13h30, última modificação 07/06/2021 13h30
Realizadas por videoconferência, as atividades serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo.
CMC promove audiências públicas sobre canabidiol e doença celíaca

A população pode participar dos debates pelas redes sociais da Câmara de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza duas audiências públicas nesta semana, com transmissão em tempo real pelas redes sociais do Legislativo. Na quinta-feira (10), por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PTB), o mote é o uso do canabidiol no tratamento de pessoas com deficiência e de outras doenças. Na sexta (11), por proposição de Herivelto Oliveira (Cidadania), o debate será sobre a doença celíaca. As atividades terão início às 14 horas. 

Segundo Petruzziello, o objetivo da audiência é “gerar entendimento de como quebrar preconceitos e tornar o uso da medicação mais acessível” (saiba mais). Também conhecido como CBD, o canabidiol é um dos princípios ativos da Cannabis sativa, nome científico da maconha, e pode ser usado como medicamento para diversas doenças. 

Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou o CBD da lista de substâncias ilegais, passando para a relação das substâncias controladas, exigindo receita e laudo médico para a importação. A ideia é ouvir representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Associação Brasileira de Usuários de Cannabis Medicinal (ABUC) e médicos, dentre outros convidados. 

Na tarde de sexta, a pauta é a doença celíaca, reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte (407.00016.2021). De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até deficit de crescimento em crianças. 

A convite do vereador Herivelto Oliveira, o médico gastroenterologista Paulo Roberto Costa Claro discorrerá sobre as dificuldades de diagnóstico, de alimentação e de tratamento. Também devem ser ouvidos o ex-vereador Bruno Pessuti, autor da Semana Municipal de Conscientização à Doença Celíaca (lei 15.648/2020), dirigentes da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) e celíacos, dentre outros convidados. 

As audiências públicas, assim como as sessões plenárias e reuniões das comissões, têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.