CMC participa de pesquisa internacional sobre representação política
As pesquisadoras acompanharam parte da sessão plenária, conheceram a estrutura da CMC e entrevistaram vereadores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta terça-feira (30), a visita de três pesquisadoras vinculadas à Universidade de Londres. Elas participam de um estudo comparativo entre seis países para avaliar como os parlamentares se relacionam com seus eleitores e as várias formas de como a representação política é realizada.
As pesquisadoras foram recepcionadas na Presidência da Casa, acompanharam parte da sessão plenária e entrevistaram vereadores. No Brasil, o estudo Global Research Network on Parliaments and People também observa o trabalho da Câmara dos Deputados e da Câmara Municipal de São Paulo. Etiópia, Fiji, Índia, Estados Unidos e Reino Unido são os outros países pesquisados.
Coordenadora internacional da pesquisa, a professora e antropóloga Emma Crewe, da Universidade de Londres, explicou que os estudos são feitos sempre em parceria com pesquisadores locais, de forma a se evitar um olhar meramente estrangeiro sobre a política de cada nação. “A democracia precisa ser acompanhada para além das notícias diárias do jornalismo. E aí entra a nossa pesquisa, para fazer isso de uma maneira mais aprofundada”.
A jornalista e pesquisadora Cristiane Bernardes, responsável pelo estudo no Brasil, explicou que o trabalho, iniciado em 2019, deve ser concluído em 2024. Ela conta que a pesquisa já rendeu a publicação de um livro: “The Anthropology of Parliaments”, assinado por Emma Crewe; e que estão previstas a produção de documentários, artigos, seminários e uma exposição audiovisual. O financiamento é do Conselho Europeu de Pesquisa.
Foram entrevistados o vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, e as vereadoras Indiara Barbosa (Novo) e Carol Dartora (PT). Também esteve presente a pesquisadora Giulia Fontes. A equipe foi acompanhada pela diretora de Comunicação Social da CMC, Patricia Tressoldi.
Para mais informações sobre a pesquisa, clique AQUI (site em inglês).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba