CMC muda estratégia em 2023 e aumenta debate público sobre projetos de lei
Quando chega a vez do mandato no rodízio, ele escolhe sobre qual projeto quer a opinião da população. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ganharam um novo espaço de divulgação em 2023 graças a uma iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (DCS). A novidade começou no Instagram, no dia 16 de janeiro. Em vez de informar a população sobre os projetos em tramitação nos stories, que desaparecem em 24 horas e restringem o diálogo, o post foi trazido para o feed permanente, onde os comentários são livres e as pessoas podem mostrar aos mandatos suas opiniões em relação às propostas.
“Publicávamos os projetos sempre nos stories, mas o alcance é pequeno, além de não ter a possibilidade de as pessoas comentarem publicamente. Só tinha a possibilidade de responder a enquete ‘sim ou não’. Recebíamos um ou outro comentário no direct e repassávamos para os vereadores autores dos projetos, mas parava aí”, explica Michelle Stival, coordenadora das redes sociais da CMC. A partir do diagnóstico de que isso interditava o debate, decidiu-se que a população precisa de um canal fácil para opinar, debater e sugerir mudanças nos projetos de lei.
“Neste ano resolvemos ampliar o debate e colocar no feed. Ficou claro que as pessoas preferem comentar para que outras vejam. O número de interações mais que triplicou e dali os vereadores podem pegar várias ideias para aperfeiçoar a proposta antes que ela seja votada em plenário. Com certeza, é um ganho pra sociedade”, analisa Michelle Stival. No ano passado, a média de visualizações na divulgação dos projetos nos stories, na média, era de 300. Agora, no feed, no mínimo triplicaram, e a média, após seis publicações, é de 2,8 mil visualizações. Só de comentários, são 425.
“A transparência é a principal entrega da Diretoria de Comunicação Social da CMC para a população. Queremos que os curitibanos saibam tudo que acontece dentro da CMC através de uma linguagem acessível e informativa”, confirma Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação. “A discussão entre os usuários nos comentários desses posts mostra que estamos no caminho certo: nos atualizando para de fato comunicar”, conclui.
Regras da divulgação
O desafio para a mudança de estratégia é o grande volume de proposições dentro da CMC, que nesta legislatura já passam de 1.060, das quais 387 estavam ativas no início de 2023. A solução encontrada pela DCS nesta fase de implantação da nova estratégia foi a criação de um rodízio, no qual toda semana um projeto de lei diferente aparece no feeddo Instagram, seguindo a ordem alfabética dos parlamentares. A escolha de qual iniciativa será divulgada é feita pelo mandato, que tem a autonomia para decidir sobre em quais casos pretende ouvir a opinião da população de Curitiba.
A nova divulgação começou com Alexandre Leprevost (Solidariedade), mostrando à sociedade o projeto que cria uma carteirinha para identificar pessoas com câncer. Depois, Amália Tortato (Novo) consultou a população sobre anular a proibição do uso de celular dentro das agências bancárias e Eder Borges (PP) testou a aceitação do projeto que garante o direito às mulheres de terem um acompanhante de confiança durante procedimentos médicos. Ezequias Barros (PMB) quis debater a proibição de banheiros unissex e Herivelto Oliveira (Cidadania), o uso do recuo como estacionamento.
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