CMC abre licitação para registro de preços de equipamentos de informática
Tablets, monitores, web câmeras, mouses, adaptadores para laptop, entre outros estão na lista dos equipamentos que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai licitar no final deste mês (edital 8/2022). O pregão eletrônico do tipo menor preço por item será no dia 28 de abril de 2022, às 9h, por meio do portal eletrônico www.licitacoes-e.com.br. Propostas e documentos dos interessados devem ser enviados até as 8h30 do mesmo dia, exclusivamente pelo portal de licitações do Banco do Brasil. A compra da maioria dos itens tem a finalidade de readaptar os funcionários do Legislativo ao regime presencial. Na quarta (13), erramos ao divulgar o contrário, que seria para intensificar o teletrabalho, uma vez que a CMC segue a tendência geral de normalizar suas atividades. A notícia equivocada foi substituída por esta.
“Queremos registrar preço pra adquirir esses equipamentos por conta da adaptação dos servidores que precisaram, durante esse tempo todo de pandemia, trabalhar remotamente. Hoje, no regime presencial, por questão de ergonomia, a gente tem que adaptar esses notebooks, por exemplo, com mouse, teclado. Os desktops que a gente tem aqui precisam ser equipados com webcam, pra participação de reuniões virtualmente, cursos e seminários, o que reduz custos porque a gente não vai ter deslocamento, já não tem tido”, explicou a diretora-geral da Câmara, Jussana Marques.
Na lista dos equipamentos a serem adquiridos para possibilitar um ambiente mais ergonômico diante da utilização dos laptopos na Câmara estão 200 mouses, 200 teclados, 150 monitores e 150 notebooks.
O teto da licitação foi estabelecido em R$ 758.587,19, mas vencerá o processo a empresa que apresentar o menor valor por item, e não necessariamente serão adquiridos todos os itens da lista. “O valor máximo de licitação, a gente sabe por experiência, por ocasião da oferta de lances, que tende a baixar aproximadamente 30%. E, após registrado esse valor, a Câmara poderá adquirir, conforme a demanda, a quantidade que julgar necessária durante esses 12 meses de vigência do registro de preço”, complementou Jussana.
O rotulador de mesa para impressão por transferência térmica vai para a Diretoria de Patrimônio e Serviços. O equipamento é destinado à confecção de etiquetas patrimoniais, a fim de garantir a execução dos serviços do Setor de Patrimônio, referentes ao tombamento de itens patrimoniados e à confecção de novas placas patrimoniais. Já a aquisição de televisores e de microconversor bidirecional tem por objetivo o atendimento de uma demanda do Departamento de Processo Legislativo (Deprole) para possibilitar o retorno, aos vereadores que compõem a Mesa Executiva, das imagens transmitidas em telão, no âmbito do plenário.
Modernização do fluxo de trabalho
Outros equipamentos vão contribuir para modernizar procedimentos que eram realizados em papel anteriormente. “Com a pandemia, os nossos sistemas foram modificados de forma que a gente não tem mais processos, nem administrativos, nem legislativos, fisicamente”, pontuou a gestora.
Na lista de materiais que podem ser adquiridos após o registro de preços estão 16 tablets, cujo objetivo é atender às necessidades da Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), da Diretoria de Plenário (DIPLE) e da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH). A obtenção de tablets pela DAC e DIPLE se destina a auxiliar no exercício das atribuições, na comunicação entre os setores que atuam diretamente no Plenário e na operacionalização do Sistema de Votação Eletrônica das Comissões, a fim de possibilitar a manifestação sobre projetos de lei em tramitação aos vereadores membros de comissões temática.
A Divisão de Saúde Ocupacional integrará profissionais que necessitarão do equipamento para registro das informações in loco, de forma eletrônica, como é o caso do técnico em segurança do trabalho - que procederá com o mapeamento de riscos em todas as áreas do Legislativo, entre outras atribuições - e do fisioterapeuta ergonomista, que fará orientação postural e acompanhamento das áreas por todo o órgão municipal.
No Setor de Recursos Humanos, o equipamento será utilizado para registro de informações, como protocolos de entrega e recebimento de documentos internos e externos. “Proporcionando: economicidade ao substituir a demanda por materiais de consumo (carimbos, etiquetas, envelopes, canetas, entre outros); acuracidade e disponibilidade em tempo real de informações referentes ao envio e recebimento de documentos, com sincronização em nuvem; melhor gestão do fluxo de documentações; e mobilidade para o uso em reuniões, substituindo documentos físicos”, diz o edital.
Confira o edital completo no nosso Portal da Transparência.
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