CMC Iluminada: Janeiro Branco chama a atenção para a saúde mental

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 08/02/2024 10h45, última modificação 08/02/2024 15h56
Iluminação do Palácio Rio Branco reforçou a campanha que tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde mental, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida.
CMC Iluminada: Janeiro Branco chama a atenção para a saúde mental

O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante as noites do mês de janeiro, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), teve sua fachada iluminada com a cor branca para chamar a atenção dos curitibanos à saúde mental. A iluminação do prédio histórico foi uma solicitação dos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Noemia Rocha (MDB), que pediram a adesão do Legislativo à campanha Janeiro Branco.

Criado em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, o movimento Janeiro Branco completa, em 2024, sua 11° edição com o tema “Mente saudável, vida saudável”. O objetivo é a construção de uma cultura da saúde mental e do bem-estar emocional, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da população.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A iniciativa busca inspirar a criação de leis municipais e estaduais em todo o Brasil e, desde 2016, alcançou o exterior, em países como Japão, Angola, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde, Espanha, França e Holanda.

O site da campanha Movimento Janeiro Branco apresenta diversas estratégias para manter o equilíbrio e o bem-estar emocional, de modo a garantir uma vida mais saudável, madura e longeva. Por meio do site, é possível conversar com a equipe responsável pela campanha, bem como conhecer formas de se tornar parceiro do Instituto Janeiro Branco, a ONG que nasceu em 2018 para fortalecer o projeto.

Iluminação temática

Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques do primeiro semestre deste ano foram as iniciativas na área da saúde pública.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana. 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques