CMC homenageia soldado, campeão da Suburbana e professor
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, na sessão desta quarta-feira (18), votos de congratulações e louvor ao Soldado Ziza, pelo trabalho voluntário em hospitais; ao Operário Pilarzinho Sport Club, campeão da Suburbana; e ao professor de Educação Física Rogério Veiga, da Escola Municipal Sidônio Muralha, pela inclusão de aluno com deficiência. As homenagens foram entregues, respectivamente, pelos vereadores Professor Euler (PSD), Mauro Ignácio (PSB) e Pier Petruzziello (PTB).
“Voluntário do projeto Amigos do HC, do Hospital das Clínicas de Curitiba, Fabiano Iorio da Silva Santana teve a ideia de criar um personagem palhaço de nome Soldado Ziza, e assim deu início ao projeto ‘Soldado do Bem’”, relatou Euler. “Ele continua sendo soldado da digníssima corporação da Polícia Militar do Paraná, e nos momentos de folga é que se dedica à atividade. Vai aos hospitais, presta serviços beneficentes.” O servidor também recolhe doações de roupas e alimentos, para distribuir a famílias necessitadas, e participa de eventos beneficentes, lembrou o propositor dos votos de louvor.
O vereador Mauro Ignácio recebeu em plenário o presidente do Operário Pilarzinho Sport Club, Leandro Andrade; seu filho, Davi; além de Adilson Santos e Rafael Gavan, da diretoria da entidade, oficializada em 29 de junho de 1951. Ele entregou os votos de congratulações e louvor devido à vitória do Campeonato de Futebol Amador de Curitiba 2019 - Série A, contra o Iguaçu. “Sabemos da importância do futebol amador. O futebol amador que é uma família”, salientou o parlamentar.
“Talvez tenha sido a cena mais linda que eu tenha visto em 2019”, disse Petruzziello, sobre o vídeo em que o professor Rogério Veiga promove a inclusão, na aula de Educação Física, do pequeno Riquelme, que é cadeirante. “A filmagem não foi proposital, foi sem querer. E ele me dizia mais, que todas as crianças tratam o Riquelme com igualdade, sem piedade. É para isso que nós lutamos”, completou. Ao agradecer os votos de louvor, o servidor estendeu a homenagem à escola municipal, localizada na CIC, e “a todos os professores da rede pública de Curitiba e do país”. “A gente sabe que as condições não são as melhores. Espero um dia que essa condição mude”, afirmou Veiga.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba