Vereadores homenageiam 30º aniversário do jornal Agora Paraná

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 15/06/2022 15h00, última modificação 15/06/2022 16h01
Tito Zeglin entregou o diploma ao jornalista Sady Ricardo, fundador do jornal e ex-vereador da capital.
Vereadores homenageiam 30º aniversário do jornal Agora Paraná

Agora Paraná foi fundado por Sady Ricardo, vereador da 9ª legislatura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (15), durante a sessão plenária, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu diploma de Votos de Congratulações e Aplausos pelo 30º aniversário de fundação do jornal Agora Paraná. Responsável pela indicação, Tito Zeglin (PDT) entregou a homenagem ao jornalista Sady Ricardo, fundador da publicação e ex-vereador da capital (077.00202.2022). 

Zeglin explicou que o Agora Paraná é “o jornal da Região Metropolitana”, sendo uma das principais fontes de notícias da Grande Curitiba. “Sobre Sady Ricardo, cidadão do bem que fez um relevante serviço durante a 9ª legislatura [entre 1983 e 1988], como vereador, e como jornalista dispensa cometários”, afirmou Tito Zeglin. Sady Ricardo chegou a ser primeiro-secretário do Legislativo na Mesa Diretora do biênio 1985-1986. 

Também no pequeno expediente desta quarta, Leonidas Dias (Solidariedade) outorgou votos de louvor à equipe Downhill Speed Associados do Paraná (DSAP), pela participação nos Jogos Sul-Americanos Sobre Rodas, realizados em San Juan, na Argentina (077.00237.2022). Compareceram à CMC nove atletas, dos quais quatro recebem incentivo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). 

Os atletas presentes eram Leonardo Henrique Miranda, Vili Oscar Nickel, Cézar Augusto Gusso Lugnani, Carlos Antônio Spengler, Giovanna Bomfati Mascigrande, Anna Paula Tieme Ohata, Valéria Raquel Ribeiro, Daniel Lara Veiga e Bruno Bollineli. 

Por João da 5 Irmãos (União), a homenageada desta manhã, com os votos de louvor, foi a fisioterapeuta Vera Lucia Raimundo Gonçalves, fundadora da clínica Bio Equilíbrio. O vereador ressaltou a importância da fisioterapia para a saúde da população e o trabalho da profissional com a pessoa idosa (077.00106.2022). 

 

Prêmios da CMC
Também nesta quarta, Ezequias Barros (PMB) concedeu o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à psicóloga Cecília Folador de Azevedo. “É uma mulher totalmente desprovida de preconceitos ou qualquer espécie que possa fazer algum tipo de distinção ou parcialidade. Seu objetivo é contribuir para que as pessoas vivam dentro dos seus direitos e em paz”, defendeu (103.00003.2021).

O homenageado de Osias Moraes (Republicanos), com o prêmio Servidor Público Padrão, foi o médico Anderson Grimminger Ramos. O vereador frisou o “excelente desempenho de suas funções” como médico regulador do Samu, no qual atua desde 2006. Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ramos tem especialização em Geriatria, pelo Hospital Erasto Gaertner (020.00017.2021). 

Na sessão de terça-feira (14), Moraes recepcionou seu indicado ao prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, edição 2021. O vereador concedeu a honraria a Everaldo Apolônio Borges, fundador da Igreja com Propósito (ICP Global), por projeto desenvolvido na Vila Torres, conhecido como Casinha de Pão (103.00010.2021). A iniciativa, explicou Moares, busca levar à comunidade os ensinamentos bíblicos, compartilhando o Evangelho por meio do desenvolvimento das crianças. 

Já na sessão da última segunda-feira (13), Osias Moraes concedeu o prêmio Professor João Crisóstomo Arns à diretora-geral do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA) CIC, Walliana Takasaki Costa. A honraria é dedicada a profissionais de destaque nas áreas da educação e da cultura (026.00014.2021). 

Walliana é a responsável pela direção-geral do CEEBJA CIC desde 2009, estabelecimento que atende cerca de 1,7 mil alunos. “Nossa sociedade é caracterizada por diversos tipos de exclusões e desigualdades sociais. O CEEBJA CIC vem trabalhando contra essa desigualdade social, injustiça e resgate da cidadania desses sujeitos que sofreram e sofrem ainda com a exclusão social”, explicou o parlamentar. Também na segunda, Alexandre Leprevost (Solidariedade) realizou homenagem à Guarda Municipal Mirim (leia mais). 

A Câmara também aprovou, nesta semana, novos requerimentos de votos de congratulações. Herivelto Oliveira (Cidadania), por exemplo, defendeu a indicação do capitão da Aeronáutica Roberto Vieira Filho, que também é advogado. “Ele tem um informativo com notícias de Curitiba, com notícias do Paraná e do Brasil”, contou o vereador, na última segunda. Segundo ele, o “jornalista, pelos anos de atuação”, exerce o trabalho há seis anos (077.00252.2022). 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Edição e supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva