CMC entrega Vulto Emérito a médico Donizetti Giamberardino
*Em razão das medidas de prevenção ao coronavírus, este evento, assim como as demais sessões solenes e audiências públicas, estão temporariamente suspensos.
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entrega, na próxima terça-feira (17), o título de Vulto Emérito a Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor clínico do Hospital Infantil Pequeno Príncipe. De iniciativa do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), a sessão solene está marcada para às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco (007.00006.2019).
Filho de Donizetti Dimer Giamberardino e Neusa Giamberardino, o médico é descendente de imigrantes de italianos e nasceu em Curitiba no dia 21 de maio de 1953. Desde a adolescência, sonhava em se tornar médico, mas quando ainda tinha 18 anos de idade, sua família enfrentava uma grave crise financeira e Donizetti precisava escolher entre trabalhar ou estudar. Apoiado por amigos e pelo Prof. Acir Rachid, estudou para o vestibular e entrou para o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Durante a faculdade, em 1974, começou a trabalhar no Hospital Pequeno Príncipe e acompanhou o desenvolvimento da instituição que inicialmente era separada do Hospital César Perneta, sendo unificada na década de 90. Formou-se em 1977 e fez residência médica em Pediatria e Nefrologia no Hospital de Clínicas da UFPR.
Donizetti se tornou diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe em 1995, já foi presidente Sociedade Paranaense de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Atualmente é membro do departamento de defesa do Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Paranaense de Pediatria. Atua como professor do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe e é representante dos médicos do Estado do Paraná no Conselho Federal de Medicina, desde 2014.
Casado com Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, é pai de André Ribeiro, Pedro Ribeiro e Ana Luísa Garcia.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Claudia Krüger
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba