CMC entrega títulos de cidadão honorário a padres italianos

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2014 22h25, última modificação 28/09/2021 09h21

A Câmara Municipal entregou, na noite desta sexta-feira (12), no Palácio Rio Branco, os títulos de cidadão honorário de Curitiba aos padres italianos Natálio Fornasier e Domenico Costella, da Paróquia Bom Pastor. As honrarias foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Julieta Reis (DEM)  e Aladim Luciano (PV). A sessão solene, a última de 2014, foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV).

“A sessão desta noite é especial. Presta homenagem a estes dois padres que têm trajetórias de vida merecedoras de todo o nosso respeito e reconhecimento. Faz bem quem faz com paixão, com denodo, assim como os nossos homenageados, novos cidadãos honorários de Curitiba”, disse Salamuni na abertura da solenidade.

A saudação aos homenageados coube à vereadora Julieta Reis (DEM), que destacou a atuação dos padres Fornasier e Costella. “Fazemos um justo reconhecimento a estes dois homens de Deus que são curitibanos natos, de reconhecimento de todos. Com simplicidade, eles conduzem o seu rebanho com liderança firme, fé e amor de Deus. Hoje, o Instituto Bom Pastor promove ações sociais, culturais, educacionais e de saúde no atendimento básico, voltados para a comunidade carente da Paróquia Bom Pastor, no bairro Vista Alegre.

Padre Natálio Fornasier agradeceu a honraria e confessou que “neste momento, muita emoção tomou conta do meu coração. Resisti por vários anos a receber este título de cidadão honorário de Curitiba. Tenho que agradecer aos vereadores, pois sempre colaboraram com a nossa paróquia. Este título é um reconhecimento a toda a minha comunidade!”, afirmou.

“Desde 1978, quando vim morar aqui, aprendi a amar esta cidade. Depois de 40 anos por aqui, não sei se sou mais brasileiro, curitibano, ou italiano. Nasci numa pequena comunidade na Itália (tinha 30 famílias) e agora sou, também, de Curitiba”, disse  padre Domenico Costella ao agradecer à Câmara Municipal pela honraria.

“As cidades têm alma! Qual será a alma de Curitiba?”, questionou Costella. Ele citou filósofos e historiadores numa reflexão sobre o papel das cidades e de seus cidadãos. “ A cidade tem que ser uma e ouvir a todos, ser solidária e justa. Como muito bem diz o Papa Francisco, somos todos peregrinos e, nesta perspectiva, não podemos tolerar discriminações, fundamentalismos. Temos que ser, todos, defensores da dignidade humana. Ninguém é uma ilha”, finalizou.

Os homenageados

Natálio Fornasier nasceu em Friuli, em 1937. Ele foi ordenado em 1963 e veio para o Brasil um ano depois. Em Curitiba, atuou como pároco da Paróquia Bom Pastor entre 1968 e 1979, período em que foram construídas a igreja e o centro comunitário. Entre 1980 e o final da década de 1990 permaneceu na Itália. O homenageado retorno à capital paranaense em 2004.

Domenico Costella nasceu em Parma, em 1941. Sua ordenação aconteceu em 1964, mas ele só veio para o Brasil dez anos depois. O padre chegou em Curitiba em 1978, onde foi convidado para lecionar na PUC-PR e trabalhar na Paróquia Bom Pastor. Atualmente é professor de Filosofia na Faculdade Vicentina.

Confira o currículo completo de Natálio Fornasier (006.00016.2014) e Domenico Costella (006.00019.2014).

A sessão solene também contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Ruy Muggiati; procurador de Justiça aposentado, Francisco Vercesi Sobrinho; Rafael Bertoldi, representando o vice-governador Flávio Arns; ex-vereador Paulo Frote; além de paroquianos e admiradores dos homenageados.