CMC entrega Cidadania Honorária ao delegado Tito Barichello

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 09/12/2021 08h35, última modificação 09/12/2021 15h43
Na sessão dessa quarta-feira (8), os vereadores também homenagearam outras personalidades pela dedicação à cidade de Curitiba.
CMC entrega Cidadania Honorária ao delegado Tito Barichello

O vereador Jornalista Márcio Barros entregou homenagens a delegados da Polícia Civil do Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em sessão híbrida nessa quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu a Cidadania Honorária da capital ao delegado Tito Livio Barichello, da Polícia Civil do Paraná. O título – maior distinção do Legislativo a pessoas nascidas em outras cidades – foi instituído pela lei municipal 15.726/2020, de iniciativa do então vereador Cristiano Santos (PV). Como não estavam sendo realizadas sessões solenes no ano passado, em função das restrições da pandemia da covid-19, coube ao Jornalista Márcio Barros (PSD) representá-lo na entrega da homenagem. 

Barros destaco o currículo do delegado, natural de Caçador (SC). Barichello cursou Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado na UniCuritiba e chegou a ingressar na Polícia Civil de Minas Gerais, antes do concurso para delegado do Paraná. Foi aprovado em primeiro lugar, entre mais de 20 mil inscritos, retornando ao estado. 

Foi delegado do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, da Central de Flagrantes, da cidade de Campo Magro, Almirante Tamandaré, Cerro Azul e Doutor Ulisses. Atualmente é delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. É professor da Escola Superior de Polícia Civil. Responsável pela 2ª Delegacia de Homicídios, onde o índice de resolução foi de 86,2% no último ano, muito acima da média nacional”, relatou o Jornalista Márcio Barros. 

O vereador Márcio Barros também homenageou a delegada Tathiana Laiz Guzella, com votos de congratulações e aplausos (077.00301.2021). Além do cargo na Polícia do Paraná, Tathiana também é professora nos cursos de especialização e de formação na escola superior de Polícia Civil. 

O presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), parabenizou os delegados. “É uma honra para mim, que sou filho de delegado de polícia, poder conceder este título”, disse Kuzma. O líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), também saudou os homenageados. 

Outras homenagens
Ezequias Barros (PMB) e Dalton Borba (PDT) também usaram o espaço do pequeno expediente, nessa quarta, para entregar votos de congratulações e louvor acatados em plenário. Uma das homenageadas do primeiro vereador foi a atleta curitibana Rafaela de Conti Zanellato (077.00195.2021). “Suas atuações chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Rugby, que a convocou para integrar o time brasileiro. As Yaras, como são chamadas as meninas da seleção feminina, ficaram na 11ª colocação nos Jogos Olímpicos, fechando a participação com uma empolgante vitória sobre a equipe do Japão, por 21 a 12”, frisou. 

>> Confira, no Flickr da CMC, o álbum da sessão plenária dessa quarta-feira. 

Outro homenageado do vereador foi o médico ortopedista Paulo Francisco Coelho Soares (077.00323.2021). Barros destacou que ele atualmente trabalha com consultas ortopédicas para a população menos favorecida, atende no ambulatório e faz cirurgias de ombro, joelho e coluna pelo SUS, e é chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madalena Sofia. 

Por fim, o último homenageado com votos de congratulações e aplausos de Ezequias Barros foi a médica ginecologista Ana Cecília Spautz (077.00329.2021). “Quando se deparou com situações na medicina que a fizeram ver a força com que as mulheres enfrentam as suas doenças e sua trajetória desde a infância, passando pela gestação, menopausa até o final vida, isso a fez decidir a seguir a especialidade de ginecologia e obstetrícia a qual cursou no Hospital de Clínicas da UFPR”, pontuou. 

Dalton Borba concedeu votos de congratulações e aplausos a um ex-aluno da graduação de Direito, Wilson Carlos Bezerra. O vereador contou que, durante a pandemia, para facilitar o trabalho de associações que organizam doações em bairros humildes de Curitiba, Bezerra cedeu a própria residência para facilitar a logística de entrega de alimentos, água potável e materiais de higiene. Além disso, cuidou de todos os produtos, zelando pela saúde das pessoas que receberiam os mantimentos. 

Novos requerimentos
Durante a segunda parte da ordem do dia da sessão plenária, foram aprovados novos requerimentos de votos de congratulações. Sidnei Toaldo (Patriota) justificou uma dessas proposições, para homenagear o curitibano Alexi Stival, o Cuca, pela conquista do título no Campeonato Brasileiro de 2021, junto à comissão técnica e os jogadores do Clube Atlético Mineiro (077.00391.2021). 

Uma lembrança ao meu amigo, que nasceu no bairro Butiatuvinha, jogou no meu clube, no Iguaçu. Eu digo que o Alexi é da nossa casa, então o reconhecimento, porque sabemos que futuramente ele poderá ser o treinador da Seleção Brasileira. Ele está levando o nome de Curitiba e do nosso bairro para o mundo”, declarou Toaldo. 

Saiba mais sobre os prêmios e homenagens concedidos pela CMC. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.

Revisão: Fernanda Foggiato.