CMC e TRE-PR: memes engraçados sobre política para cativar jovens
Vingadores, John Travolta, Pokemon GO, Rainha Elizabeth e outros memes engraçados aparecem na vídeo-aula que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começa a trabalhar com os estudantes do Parlamento Jovem em 2024. O material didático foi produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a partir das palestras dadas pelo Legislativo aos jovens que visitam a instituição para aprender sobre democracia. “O objetivo era quebrar o gelo, não precisa ser sempre sério”, explica a jornalista Michelle Stival, idealizadora da brincadeira.
“A ideia de fazer uma apresentação ‘mais jovem’ veio das redes sociais. Como trabalho diariamente com TikTok e Instagram, percebo que o público gosta da linguagem mais descontraída. Trazer figuras conhecidas, como a Britney Spears, além de memes, para a apresentação, surpreende, tira o sono dos estudantes e quebra o gelo. Deixamos a formalidade de lado e eles entendem isso”, explica Michelle Stival. “O legal é que, com os vídeos, chamamos a atenção deles para o conteúdo”, confirma Débora Reis, gestora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
Na CMC, o programa de visitas é coordenado pela Escola do Legislativo, que também é a referência na Câmara para a parceria com o TRE-PR para a realização do Parlamento Jovem - quando estudantes de escolas de Curitiba participam de atividades de formação política e de cidadania dentro da instituição, com sessões simuladas e apresentação de projetos de lei. “A Escola do TRE-PR [que realiza o Parlamento Jovem] me perguntou se teríamos alguma apresentação sobre o funcionamento da Câmara”, lembra Reis, “e na época tínhamos essa mais engraçada”. “A apresentação agradou e agora está à disposição do Parlamento Jovem”, disse a gestora da Escola do Legislativo.
Interiorização do Parlamento Jovem, do TRE-PR, usará material da CMC
“Na edição passada do projeto Parlamento Jovem, tivemos acesso à apresentação feita aos vereadores mirins em formação da Câmara Municipal de Curitiba”, confirmou Mary Ogawa, da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). “Com o objetivo de estender aos municípios do interior [do Paraná] a proposta formativa aos jovens participantes do projeto, solicitamos uma versão que pudesse auxiliar outras instituições a melhor compreender o processo educativo, dentro do legislativo, com vistas à uma educação para a cidadania política”, explicou Ogawa.
“Para muitos, a democracia ainda é de difícil compreensão, pois muitos distorcem o seu sentido, mesmo nas redes sociais, dando a impressão que tudo se pode, quando, na verdade, democracia exige responsabilidade”, reflete a chefe da Seção de Educação para Cidadania Política da EJE-PR. Para Mary Ogawa, “os memes são parte da linguagem jovem, da realidade de grande parte dos adolescentes, então fazer do meme uma aproximação ao mundo jovem é uma ótima estratégia”. “Não tem jeito, o jovem hoje respira rede social. A fórmula tem funcionado, mas estou vendo que tenho que trocar alguns memes porque as referências vão ficando velhas”, brinca Michelle Stival, da CMC.
Além da apresentação e vídeo-aula, a CMC mantém uma área em seu portal na internet com outros recursos educacionais para quem deseja discutir cidadania e história política de Curitiba com seus alunos. Basta clicar na tag Câmara na Escola para acessar o repositório para ter acesso a conteúdos como Linha do Tempo, Os Manuscritos, Nossa Memória, a série Câmara na História e o Especial Jês ou Guaranis?. Ali também dá para usar o recurso do Tour 360º, agendar visitas guiadas e conversar com a Escola do Legislativo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba