CMC confirma doação de imóveis ao Instituto Curitiba de Saúde
por Fernanda Foggiato
—
publicado
25/06/2020 02h17,
última modificação
25/06/2020 02h17
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Plenário acatou sete projetos na sessão desta segunda-feira, cinco deles em segunda votação. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em sessão remota nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em segundo turno unânime, com 32 votos, mensagem do prefeito que autoriza o Executivo a comprar imóveis do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e doá-los ao Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Os seis lotes foram avaliados por R$ 18,3 milhões (005.00250.2019). Em primeiro turno, o plenário acatou o congelamento do subsídio dos vereadores da próxima legislatura (2021-2024).
Segundo a justificativa da mensagem, a operação assegurará que “a estrutura física [inclusive sua sede] continue disponível ao Instituto Saúde, passando para seu domínio a titularidade do imóvel, o qual terá uma redução na despesa de custeio, tenho em vista a descontinuidade de pagamento da locação, reduzindo suas despesas ou possibilitando a aplicação de tais recursos na melhoria dos serviços de saúde, em suas instalações ou em outras despesas operacionais necessárias a seu funcionamento”.
O Executivo argumenta ser “solidariamente responsável pelo ICS”, o qual apresentou informações de “expressiva insuficiência de ativos garantidores das provisões técnicas [lastro] apontados pela ANS [Agência Nacional de Saúde]”. Ainda conforme a mensagem, o pedido partiu do Instituto Curitiba de Saúde e foi acatado pelo conselho deliberativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. A proposta foi discutida em primeiro turno, nessa segunda-feira.
De Pier Petruzziello (PTB), também em segundo turno unânime, com 32 votos, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei para instituir a Corrida Inclusiva no calendário oficial de eventos de Curitiba (005.00002.2020). A atividade será anual, no primeiro domingo após o dia 21 de setembro. Segundo o autor, o ponto de partida foi a pioneira Run Viver, em dezembro de 2019, a partir de sugestão de seu gabinete.
Da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, foram confirmados três projetos de decretos legislativos, com os 57 indicados dos vereadores aos seguintes prêmios concedidos pela CMC: Profissional do Ano, Ecologia e Ambientalismo e João Paulo II (respectivamente, 110.00001.2020, 097.00001.2020 e 016.00001.2020).
O prêmio Profissional do Ano teve 21 indicados e destina-se a pessoas de destaque na indústria, comércio e serviços. Ecologia e Ambientalismo, com 19 indicados, contempla personalidades e organizações não governamentais. O prêmio João Paulo II, com 17 indicados, é voltado a pessoas e entidades ligadas a causas da Igreja Católica. As votações em segundo turno foram unânimes, as três com 30 votos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba