CMC confirma Dia da Erva-Mate e homenagem a Marcelo Rigler
Votação da ordem do dia foi rápida, com os vereadores concentrando esforços na votação de requerimentos e indicações. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A criação do Dia da Erva-Mate e a homenagem póstuma ao empresário Marcelo Rigler receberam o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (25), quando as iniciativas foram confirmadas, em plenário, em segundo turno. Agora elas seguirão para análise do Executivo e posterior publicação no Diário Oficial do Município, tornando-se leis na capital do Paraná.
Depois de conversa com o setor ervateiro, o autor do projeto de lei que cria o Dia da Erva-Mate (005.00126.2022), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), indicou a data de 29 de agosto, em alusão ao ano de 1853 quando, ainda no Brasil Império, Dom Pedro II assinou a emancipação política do Paraná. A ideia é ter um marco paranista para a comemoração, em vez da ideia original, que era realizá-la no Dia do Gaúcho.
Com familiares de Marcelo Rigler em plenário, a CMC também confirmou a indicação do ex-franqueado da rede Bob’s para denominar um logradouro público na cidade de Curitiba (009.00011.2022). De iniciativa do vereador Sabino Picolo (União), o projeto é uma homenagem póstuma ao empresário, que foi vítima de um atropelamento em 2016, aos 51 anos de idade, enquanto andava de bicicleta em Tijucas do Sul.
Primeiro turno
Foi aprovada pelo plenário, em primeiro turno, a concessão da Declaração de Utilidade Pública à Cassadi (Associação de Cidadania, Assistência Social, Saúde e Direitos aos Excluídos). Na ocasião, o autor, Beto Moraes (PSD), respondeu ao pedido de Maria Leticia (PV), dizendo que, se for necessário juntar documentos, conforme apontado pela vereadora, eles serão apresentados na votação em segundo turno da proposta (014.00046.2022).
Não chegou a ser votada a alteração do Conselho Municipal da Juventude, proposta pelo Executivo (005.00156.2022), pois o líder do governo, Tico Kuzma (PSD), pediu o adiamento por duas sessões para elaboração de novas emendas à proposta. Também a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba a Igor Barros Cordeiro (006.00002.2022), proposta por Dalton Borba (PDT), foi adiada, mas só por uma sessão, retornando à pauta desta quarta (26).
Recebimento de emendas
Contando o prazo para emendas ao crédito adicional especial de R$ 980 mil para restauração da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, hoje foi a segunda sessão - de três consecutivas - para os vereadores opinarem sobre o projeto do Executivo (013.00001.2023). Na justificativa, o Executivo explica que também “concederá cotas de potencial construtivo para obras de restauro", correspondentes a 10.682 cotas de 1 m², sendo de R$ 902,20 o valor de cada uma delas, conforme os decretos municipais 1635/2022 e 609/2023 (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba