CMC concede Prêmio Mulheres Empreendedoras em sessão solene
Na noite desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba. Este ano, 19 empresárias e profissionais reconhecidas nos seus ramos de atividade receberam a condecoração (109.00001.2015). A homenagem existe desde 2007 e foi criada para destacar mulheres à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações curitibanas, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços (lei municipal 12.191/2007).
- Confira todas as fotos no Flickr da Câmara de Vereadores
Julieta Reis (DEM) fez a saudação oficial às homenageadas destacando que o sucesso das mulheres nas atividades do empreendedorismo pode ser explicado pelo fato delas “serem guerreiras e afetuosas, exigentes e gentis. Sabem ser empresárias sem deixar de ser mães e possuem uma aguçada capacidade de resolver problemas”, afirmou. A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC).
A vereadora destacou que, no Brasil, existem 5,7 milhões de mulheres – o que equivale a 8% da população feminina do país. Para Julieta, novos tempos determinam mudanças de raciocínio: “hoje em dia não cabe mais se falar em profissões determinadas para homens ou mulheres. Nesse sentido, tem aumentado de forma significativa a participação da mulher como dona do seu próprio negócio.”
Julieta citou um sambista da velha guarda que disse uma vez bastar uma voz feminina num coro de homens para se criar outra dimensão, outro calor, outra vida. “Transferimos esse dizer a vocês, hoje homenageadas: uma participação feminina num quadro empresarial tem, sem dúvida, outra dimensão, outro calor, outra vida”, disse, na conclusão do discurso.
Agradecimento
Em nome de todas as homenageadas, Tânia de Castro Ribeiro proferiu o agradecimento. Ela entende que é necessário impactar positivamente a vida das pessoas. “Seguindo esse pensamento me dedico à Central Integrada de Apoio Familiar (Ciaf) e me dedico, como pastora, à 47ª Igreja Quadrangular, na qual temos 700 fiéis, pessoas pelas quais me sinto responsável. Essa foi a luta que me coloquei”.
Citando a Bíblia, ela leu trecho do livro de Provérbios: “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. (…) Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite”.
“Acredito”, disse ela, “que todas as homenageadas ajam dessa forma, cada uma com sua causa pessoal. Estamos aqui porque somos mulheres empreendedoras e os vereadores nos escolheram por nossos feitos. Somos parceiras no quesito "eu quero e eu faço", sempre com temor a Deus”, declarou.
Homenageadas
Ana Burda Tomporowski, indicada por Tito Zeglin (PDT): comerciante da área de vestuário e de fabricação de uniformes, é proprietária da loja Neon Modas, empresa familiar fundada em 1975. Tornou-se referência para os moradores da região sul da cidade, além de gerar empregos, com colaboradores diretos e indiretos. Em 2005, foi cofundadora da Associação Comercial do Capão Raso.
Aparecida Buzo, por Mauro Ignácio (PSB): artesã e cabeleireira, a empreendedora é proprietária do Salão da Fia, localizado em Santa Felicidade. Atuando no mercado desde 1976, conta com espaço próprio voltado para o público masculino e outro especializado para atender debutantes e noivas com a colaboração de 32 profissionais.
Daniele Beltrão, por Pedro Paulo (PDT): formada em Magistério, com 23 anos dedicados à educação, é proprietária do Centro de Educação Infantil Pequeno Einstein. Fundado em 2005, com o objetivo de atender crianças de zero a 6 anos e com uma proposta pedagógica personalizada, hoje conta com duas sedes no bairro Fazendinha.
Elaine Nascimento Nardes, por Geovane Fernandes (PTB): pedagoga, com 20 anos de experiência profissional na área de educação, assumiu a direção e coordenação do Centro de Educação Infantil Turminha Amai. Através da metodologia de ensino “Educação por Princípios”, procura instruir os alunos com valores centrados na Bíblia Sagrada.
Elisabete Faret, por Chicarelli (PSDC): graduada em Gestão de Recursos Humanos, há 30 anos atuando na área, exerceu diversas funções ao longo da carreira. Consultora de Recursos Humanos, presta assessoria a empresas e empregados, selecionando profissionais adequados à necessidade de cada corporação.
Ester Silva Koyama, por Tico Kuzma (Pros): empresária do ramo de panificação e restaurante, é proprietária da empresa “La Patisserie Pães e Doces”, adquirida em 2006. Atualmente gerencia uma equipe de 58 funcionários experientes e oferece para sua clientela produtos de qualidade com ingredientes selecionados e confeccionados de forma artesanal.
Evelyn Matheus de Siqueira, por Jorge Bernardi (Rede): fundadora da empresa “Everlast Foto”, iniciou sua carreira em 2003, atuando como autônoma em eventos e ensaios. Ao longo da carreira especializou-se, investiu em equipamentos de ponta e tornou-se referência no mercado. Com um olhar único e uma sensibilidade artística ímpar, tem mais de 200 eventos em seu portfólio, com foco principal na cobertura de casamentos.
Geisa Carla Cividini Miksza, por Chico do Uberaba (PMN): empresária, preside a empresa Aeroflex, fábrica do ramo de tecnologia de aerossol detentora da marca Mundial Prime, a qual fornece produtos para os segmentos automotivo, da construção civil, tinta spray e de uso doméstico. Cofundadora da empresa, hoje emprega mais de 135 funcionários.
Glacimary Mary Scorssatto Aguiar, por Dona Lourdes (PSB): aposentada, hoje com 83 anos de idade, retornou ao mercado de trabalho há cinco anos, expondo e comercializando seus trabalhos na feira de artesanato do bairro Santa Quitéria. Artesã, sempre com muito bom humor, executa atividades manuais de tricô, crochê e jardinagem.
Heloisa Almeida Castro, por Serginho do Posto (PSDB): empresária do ramo alimentício, iniciou sua história auxiliando no preparo de lanches para as escolas onde trabalhava como professora. Com o passar do tempo, tornou-se referência pela qualidade das refeições. Firmando-se no mercado, fundou o Restaurante e Pizzaria Alcastro, localizado no bairro Jardim das Américas.
Lucélia Lecheta, por Helio Wirbiski (PPS): formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Planejamento Tributário, atua na área desde 1989 como sócia-proprietária da Empresa Contábil Lecheta Contabilidade S/S Ltda. É membro fundador do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista e atuou como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – Paraná (CRC-PR), por duas gestões.
Lucyanna Lima Lopes, por Zé Maria (SD): advogada, especialista em Direito Tributário e Empresarial, é sócia-fundadora do escritório “Lima Lopes, Cordella e Advogados Associados”. Atua como colunista do Blog Empreendedorismo Rosa e participa ativamente de causas ligadas ao empreendedorismo. É Presidente da BPW Curitiba e Vice-Presidente do Movimento Pró-Paraná.
Marilena Wolf de Mello Braga, por Bruno Pessuti (PSD): jornalista, cientista política, com especialização em Mercados de Trabalho e Políticas de Emprego, é autora de 17 obras literárias e diversos artigos publicados. Empreendedora, há 16 anos gerencia a Consultoria “Fortuna e Virtude, Mercado, Relações de Trabalho e Ampla Comunicação”, onde desenvolve projetos de cidadania, trabalho, expressão profissional e autonomia econômica.
Marília Matter Culpi, por Paulo Rink (PR): chefe de cozinha, desde jovem mostrou interesse pela arte culinária, buscando aprender sobre a combinação de alimentos e apresentação dos pratos. Sócia-proprietária dos restaurantes “Tempero de Minas” e “Azuki Sabores do Japão”, alcançou excelentes resultados profissionais conquistando diversas premiações.
Norman Bitar Youssef, por Paulo Salamuni (PV): atuante no ramo de comércio de confecções e acessórios há mais de 30 anos, hoje administra a empresa Monzer Youssef. É integrante do Conselho de Administração da Associação das Senhoras da Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge de Curitiba, integra a Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná e participa do Conselho do Hospital Sírio-Libanês.
Oracy Maria Munhoz da Rocha Lacerda, por Felipe Braga Côrtes (PSD): há mais de 30 anos atuando como estilista de moda, qualificou-se em diversos cursos de alta-costura em Paris e Nova York. Foi conselheira e vice-coordenadora do Conselho da Mulher Executiva na Associação Comercial do Paraná. Na área de voluntariado, atua junto ao Hospital San Julian e com a Associação de Oficinas Santa Rita da Cássia.
Rosi Moreira, por Aldemir Manfron (PP): sócia-proprietária da empresa Garagem Outlet, fundada em 2012, iniciou no ramo alimentício. Empreendedora e atuando de maneira diferenciada, obteve o sucesso necessário para a ampliação de sua empresa, que hoje investe em novos produtos para melhor atender sua clientela.
Simone Vittorazzi, por vereadora Julieta Reis (DEM): formada em Relações Públicas, iniciou sua carreira em 1999, com a criação da empresa Simone Vittorazzi Cerimonial – localizada no bairro Tingui. Empreendedora, com uma equipe altamente treinada, coordena e organiza eventos, destacando-se pelo atendimento personalizado aos seus clientes.
Tânia de Castro Ribeiro, por Ailton Araujo (PSC): formada em Teologia com pós-graduação em Psicoteologia e em Políticas Públicas, atua como diretora-executiva da Central Integrada de Apoio Familiar e como Pastora da 47ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba. Voluntária, dedica-se a cuidar para que as famílias por ela assistidas sejam tratadas de maneira íntegra.
Convidados
Além dos vereadores Ailton Araújo, Pedro paulo (PDT), Felipe Braga Côrtes (PSD), Serginho do Posto (PSDB), Paulo Salamuni (PV) e Dona Lourdes (PSB), também compuseram a mesa César Ghizoni, juiz, representando Adalberto Jorge Xisto Pereira, vice-presidente e corregedor do Tribunal Eleitoral do Paraná; Rômulo Marinho Soares, coronel, representando o comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão José Luis Dias de Freitas; e Mariana Gouveia, 2º tenente, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Júnior.
Estavam presentes: Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná; Erika Feller, presidente do PSDB Mulher de Curitiba; Ghassan Youssef, presidente do Conselho da Igreja Ortodoxa São Jorge de Curitiba; Narciso Doro, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade; Elizete Bazzo, coordenadora do Conselho de Administração e Finanças do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis do Paraná; Roselis de Aguiar Macedo, representando Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; e Ormelia Teresa da Silva, representando Mauro Kalinki, presidente do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis do Paraná.
Além deles, também compareceram ao evento os vereadores: Paulo Rink (PR), Zé Maria (SD), Jorge Berbardi (Rede), Tito Zeglin (PDT), Mauro Ignacio (PSB), Aldemir Manfron (PP), Helio Wirbiski (PPS), Bruno Pessuti (PSD), Julieta Reis (DEM), Geovane Fernandes (PTB), Tico Kuzma (PROS), Professor Galdino (PSDB) e Chicarelli (PSDC). Imagens do evento aqui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba