CMC concede Cidadania Honorária ao presidente da rede Nacional Inn de hotéis
Waldemar Miguel Júnior, presidente da rede Nacional Inn de hotéis, recebeu a Cidadania Honorária de Curitiba, por iniciativa dos vereadores Tizo Zeglin e Sabino Picolo. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Nesta terça-feira (23), Valdemar Miguel Júnior, presidente da Rede Nacional Inn de Hotéis, recebeu da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o título de Cidadão Honorário. Os vereadores Tito Zeglin (MDB), primeiro-vice-presidente da Casa, e Sabino Picolo (PSD) foram os propositores da homenagem, que teve a presidência do vereador Mauro Ignacio (PSD), segundo-vice-presidente da CMC.
Também compuseram a mesa: Waldemar Miguel Júnior, homenageado, neste ato representando o prefeito Rafael Greca; Antonio Roberto Degerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP); Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), neste ato representando o prefeito Rafael Greca; Roseris Blum, procuradora geral do estado do Paraná. Também esteve presente o advogado André Fatuch, representando o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha). A solenidade teve a participação do Coral Negro de Curitiba.
Assista a sessão solene no canal da CMC no YouTube
Contribuição para o benefĩcio da comunidade
Tito Zeglin disse ser uma honra poder homenagear Waldemar Miguel Júnior, presidente dos hoteis Nacional Inn. “A concessão da Cidadania Honorária significa compartilhar com os cidadãos locais das responsabilidades referentes ao futuro comum da cidade que o homenageia, de maneira a permitir ações de cooperação em todos os níveis da atividade humana”, disse o vereador. Ele agradeceu aos vereadores que votaram favoravelmente à homenagem proposta, feita em parceria com o vereador Sabino Picolo.
“A partir dessa noite, de acordo com o Decreto Legislativo nº 1/2024, o homenageado passa a ostentar o título de cidadão curitibano”, afirmou Zeglin. De acordo com o parlamentar, a Cidadania Honorária tem por objetivo agraciar cidadãos com reputação ilibada e com condutas pessoais e profissionais irrepreensíveis. Além disso, segundo Zeglin, é necessário que tenham contribuído de forma concreta para o benefício da comunidade.
“Filho de Waldemar Miguel e de Conceição Aparecida Miguel, o homenageado nasceu em 16 de junho de 1951, na cidade de Serrania, no estado de Minas Gerais, sendo o 12º em uma família de 13 irmãos”. É casado com Katia Midori Kobas, com quem teve quatro filhos. Começou suas atividades no mundo do comércio quando, ainda criança, vendia laranjas no campo de futebol em sua cidade natal. Trabalhou na Patriarca, extinta loja têxtil, vindo a se formar em Química Industrial em 1973, no Instituto Educacional São João da Escócia.
Hotéis, parque temático e museu do Exército
Zeglin fez um resumo dos empreendimentos de Waldemar Miguel Júnior. Na companhia de irmãos, o homenageado fez seus primeiros investimentos no ramo hoteleiro no começo da década de 1970. Em 1974, inaugurou o Shelton Hotel Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Atualmente, preside a rede Nacional Inn de hotéis e o parque temático Water World, em Poços de Caldas. O espaço também abriga o primeiro e único parque museu privado brasileiro dedicado ao Exército, inaugurado em 1997.
Waldemar Miguel Júnior recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira, como a medalha do Pacificador, em 1996, a medalha da Ordem do Mérito Batalhão Suez, categoria Prata, em 2005, e a medalha do Exército Brasileiro, em 2018. Ele também recebeu a Cidadania Honorária das seguintes cidades: Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Campos do Jordão (SP) e Poços de Caldas (MG).
Curitiba entre as 10 cidades mais visitadas no Brasil
Tito Zeglin lembrou ser o autor da concessão do prêmio Consagração Pública Municipal à rede de hotéis Inn, honraria entregue em 12 de abril de 2023. “A Nacional Inn se instalou em Curitiba em 2010 e hoje conta com sete unidades na capital e uma nas proximidade do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, gerando 500 empregos diretos e diversos indiretos”, mencionou o parlamentar.
Para Zeglin, homenagear Miguel Júnior equivale a homenagear todo o setor hoteleiro. “Recentes estatísticas mostraram que Curitiba está entre as 10 cidades mais visitadas do Brasil, sendo a terceira entre as viagens corporativas”, assinalou o Zeglin. O parlamentar destacou o fato de que, na unidade da rede Nacional Inn situada em frente à praça Eufrásio Correia, Waldemar conserva na parede da frente do edifício um painel de autoria do artista plástico curitibano Poty Lazzarotto, cujo centenário foi comemorado no último dia 29 de março.
“Uma honra para mim e para minha família”
Waldemar Miguel Júnior destacou que a honraria destinada a ele igualmente abrangeria também seus entes familiares. “Agradeço as palavras do vereador Tito”, disse o homenageado, que frisou a importância de seus pais na sua formação e na sua trajetória. “A gente vai caminhando pela vida e percebe que a gente não é nada, a gente é insignificante. Então, só tenho a agradecer esse carinho da Câmara Municipal”, complementou.
O empresário lembrou que muito do sucesso da instalação da rede Inn em Curitiba deve ser atribuída aos convites do então prefeito Luciano Ducci, em 2010, e ao apoio e amizade do empresário André Fatuch. “Também agradeço em nome de todos os funcionários e colaboradores da rede Nacional Inn. Foram eles que nos fizeram chegar aqui”, disse Waldemar. O empresário destacou a atuação de seu sobrinhos, filhos e irmãos no sucesso no ramo hoteleiro. “Tornar-se um cidadão curitibano é uma honra para mim e para minha família. Estamos engrandecidos”, finalizou.
Veja as fotos do evento no Flickr da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba