CMC autoriza venda de terreno da Prefeitura de Curitiba

por Fernanda Foggiato — publicado 22/02/2021 10h05, última modificação 22/02/2021 10h07
Também na pauta análise em 2º turno, inclusão do símbolo do autismo nas vagas especiais de estacionamento foi adiada.
CMC autoriza venda de terreno da Prefeitura de Curitiba

Em segundo turno, CMC avalizou operação imobiliária. Projeto voltado ao TEA foi adiado. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, na sessão desta segunda-feira (22), uma operação imobiliária solicitada pelo Executivo. A mensagem dispõe sobre a alienação, por meio de concorrência pública (licitação), de terreno de propriedade da Prefeitura de Curitiba, de 576 m², no bairro Uberaba (005.00140.2020). O lance mínimo será de R$ 440 mil.

Debatida na sessão da última quarta-feira (17), a mensagem teve, em segundo turno, 33 votos favoráveis e 1 abstenção, de Herivelto Oliveira (Cidadania). Localizado no trecho final da rua Aracacu, o imóvel será licitado após manifestação de interesse de Júlio Roberto Barbosa.

Consultados, os órgãos do Executivo disseram não ter interesse na área. Segundo a Coordenação de Projetos Arquitetônicos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o lote tem dimensões reduzidas para receber equipamentos sociais.

Vagas de estacionamento

A Câmara Municipal de Curitiba adiou, por uma sessão, o segundo turno do projeto de lei que pretende incluir o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas vagas de estacionamento, embarque e desembarque reservadas à pessoa com deficiência (PcD). O pedido partiu do autor, Mauro Bobato (Pode), para a discussão de alterações no texto (005.00143.2018).

A proposta é alterar a lei municipal 10.592/2002, que dispõe sobre as vagas de estacionamento, embarque e desembarque destinadas à PcD, atualmente identificadas apenas com o símbolo internacional de acesso (cadeira de rodas azul). A norma contempla os órgãos públicos municipais e estabelecimentos privados, além do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Com a justificativa que o autismo não possui características físicas, o que pode gerar discriminação no acesso ao estacionamento especial, o projeto pretende incluir na lei a identificação dessas vagas com o símbolo internacional do TEA (fita colorida). Mauro Bobato destaca que os direitos dos autistas como PcD já são garantidos pela lei federal 12.764/2012.

Como as próximas sessões desta semana serão destinadas, respectivamente, às audiências públicas de prestação de contas das secretarias municipais da Saúde e de Finanças, a proposição retorna à pauta na próxima segunda-feira (1º). Se o projeto for confirmado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a alteração na lei entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Com início às 9 horas, as sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.