CMC apoia trabalho social da Associação de Handebol e da Vida no Altar

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/10/2023 12h15, última modificação 09/10/2023 15h00
Associação de Handebol do Paraná e a Vida no Altar receberão da Câmara de Curitiba suas Declarações de Utilidade Pública.
CMC apoia trabalho social da Associação de Handebol e da Vida no Altar

Presidente da AHP, Kelly Leite, com o vereador Tico Kuzma, autor do projeto de apoio ao handebol. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (9), o trabalho social da Associação de Handebol do Paraná (AHP) foi reconhecido pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em primeiro turno, foi aprovada a concessão da Declaração de Utilidade Pública à AHP, em razão da capacitação gratuita oferecida pela Associação de Handebol do Paraná aos professores e educadores da rede municipal de ensino, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba. “A iniciativa incentiva a prática esportiva em crianças de 5 a 10 anos”, elogiou Tico Kuzma (PSD), autor da iniciativa.

“Curitiba é a cidade do Brasil que mais apoia o esporte, graças ao trabalho de entidades sociais como a Associação de Handebol”, defendeu Kuzma, agradecendo a presença, em plenário, da presidente da AHP, Kelly Almeida de Souza Leite, e a participação, por vídeo, do ex-presidente, Ronaldo Rodrigues Mello, cujo trabalho de divulgação do esporte entre crianças, por meio da metodologia do Mini Handebol, fez dele o embaixador do esporte na Região Sul do Brasil. Funcionando como atestado de bons antecedentes, a Declaração de Utilidade Pública é emitida pela CMC e facilita a assinatura de parcerias das entidades com a Prefeitura de Curitiba.

A concessão do título à Associação de Handebol do Paraná foi elogiada em plenário pelo vereador Rodrigo Reis (União), que competiu profissionalmente na juventude, “por dez anos”, e que defendeu a iniciativa por ela ajudar na reativação da modalidade em Curitiba. “Na minha época, o Handebol era um dos principais esportes da cidade”, lembrou Reis. O vereador Nori Seto (PP) destacou o aspecto intergeracional da atividade, que tem equipes de jovens atletas, mas também competições nas categorias master. Osias Moraes (Republicanos) se somou ao grupo, reforçando os avanços de Curitiba para se consolidar como capital nacional do esporte. Anexado ao projeto de lei (014.00006.2023), há uma cópia do relatório de atividades da AHP.

Com sede no Santa Quitéria, CMC atesta trabalho da  Associação Vida no Altar

Os vereadores de Curitiba confirmaram, hoje, em segundo turno, a concessão da Declaração de Utilidade Pública à Associação Vida no Altar Oliveira Verdadeira, cujo protocolo na CMC foi uma iniciativa de Ezequias Barros (PMB). Ele reiterou, na tribuna, a importância do projeto social “Revelando Atletas, Formando Cidadãos”, que atende 250 crianças na sede da entidade, no bairro Santa Quitéria (014.00038.2022). “A atividade é muito importante para o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes”, destacou o parlamentar. “É um trabalho fantástico de conscientização pelo esporte”, testemunhou Noemia Rocha (MDB).

Regida pela lei complementar municipal 117/2020, a Declaração de Utilidade Pública concedida pela CMC é necessária, por exemplo, para que as organizações da sociedade civil (OSCs) possam firmar convênios com o poder público. A norma coloca como condições para a titulação a realização de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. No caso da Associação Vida no Altar, o documento com a prestação de contas da entidade, tem 11 fotos, com descrição e fotografias das atividades desde 2021.