CMC apoia indicação de José Laurindo de Souza Netto ao STJ
Vereadores apoiaram indicação do desembargador José Laurindo ao cargo de ministro do STJ. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (2), moção de apoio ao nome do desembargador José Laurindo de Souza Netto, a uma vaga como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O requerimento teve a assinatura dos vereadores Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo, de Alexandre Leprevost (Solidariedade), de Dalton Borba (PDT) e de Rodrigo Reis (União).
“Queremos que esta Casa faça esta moção de apoio a um paranaense que está disputando uma vaga como ministro do STJ e que, certamente, se escolhido for, representará muito bem a Justiça do Paraná e o cidadão paranaense”, defendeu Fachinello. O indicado, que já desempenhou diversos cargos na magistratura paranaense, se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1982, chegando ao título de pós-doutor pelo Departamento de Sociologia na Faculdade de Direito da Universidade Degli Studi di Roma "La Sapienza".
Entre 2021 e 2022, foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), onde se destacou pelos avanços conquistados e pela aproximação entre o Poder Judiciário e a população, com o desenvolvimento de programas de conscientização cívica à população. Por esta iniciativa, o TJ-PR foi reconhecido com o “Selo Ouro”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, José Laurindo também integra a Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral (416.00014.2023).
Em aparte, Alexandre Leprevost também se disse “muito feliz” com a indicação de José Laurindo ao Supremo Tribunal de Justiça, devido ao seu histórico de trabalhos sociais relevantes à comunidade. Rodrigo Reis elogiou a iniciativa da Câmara em apoiar a indicação de um paranaense à vaga. Endossaram o respaldo ao desembargador, os vereadores Nori Seto e Oscalino do Povo, ambos do PP, e o líder do governo na Casa, Tico Kuzma (PSD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba