Clube português recebe homenagem pelos 44 anos

por Assessoria Comunicação publicado 30/06/2005 16h05, última modificação 26/05/2021 15h22
O Elos Clube de Curitiba completou 44 anos no último dia 24. Para comemorar a data, a Câmara Municipal homenageou os representantes do clube em sessão solene, no plenário da Casa. A proposição partiu da vereadora Nely Almeida (PSDB) reunindo cerca de 100 pessoas, na noite desta quarta-feira (29).
Os elistas se espalharam pelo Brasil e pelo mundo. O Elos é o terceiro clube mais antigo do mundo, e, no Paraná, o primeiro presidente foi David Carneiro. O objetivo central do clube é defender uma congregação de valores humanos para promover a boa compreensão dos povos que falam a língua portuguesa e difundir a amizade lusa.
Em agosto de 1959, Eduardo Dias Coelho, em Santos, idealizou movimento para levar aos quatro cantos do mundo os preceitos da moral e do humanismo lusíada, distribuindo o sentimento da amizade lusa na luta pela preservação da língua portuguesa. Surgiu, então, o Elos Internacional da Comunidade Lusíada, única entidade de caráter internacional fundada no Brasil.
“Unindo a população do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique aprendem-se valores como união entre povos e a suas culturas e homenageamos os maiores representantes em Curitiba. É um justo reconhecimento à dedicação àqueles que se entregam de corpo e alma ao elismo”, destacou a vereadora Nely Almeida, ao anunciar que todos iriam percorrer, na noite, um caminho  que começou no ano de 1500, com o descobrimento do Brasil.
Natural de Portugal, Joaquim Augusto Gouveia da Silva, presidente de honra do Elos Clube de Curitiba, recebeu diploma de homenagem das mãos de Nely. Outros representantes elistas também foram homenageados com diploma. São o presidente do Conselho Superior dos Elos, Máximo Gonzales Danoso; Maria Araújo Barros de Sá e Silva, pernambucana, presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada; Antônio Albano Baptista Moreira, presidente do Elos Clube de Curitiba, e Quintina Ferreira Rolita Correia Caniné, governadora do Distrito 5 do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.
Máximo Danoso defende que a base da união do clube é a defesa da língua portuguesa, além de pregar a fé, esperança, caridade e paz. “Aprendemos lições divinas como amor, ética, solidariedade, que são valores eternos por um mundo melhor e igualitário”.  “A língua de um país é a relevância de uma nação, é o prestígio. Está em constante evolução, ganha vocábulos e expressões que a enriquece”, justificou, em seu pronunciamento.
Já a presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Maria Araújo, colocou o clube à disposição de todos os descendentes de portugueses. “O Elos Clube é um farol defendendo nossa língua”. Maria entregou uma lembrança ao presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, representado pela vereadora Julieta Reis (PFL), para agradecer a sessão solene. Quintina Caniné entregou um buquê de rosas à vereadora Nely e à Maria Araújo. Após a sessão, foi oferecido um coquetel aos presentes nas dependências do plenário da Casa, com vinho português.