Clotário Portugal Neto recebe votos de louvor

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2008 19h55, última modificação 22/06/2021 09h08
O desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto recebeu votos de louvor, nesta quarta-feira (12), na Câmara de Curitiba. A homenagem foi anunciada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), presidente em exercício. Para o vereador Jairo Marcelino (PDT), autor da proposta, Clotário Portugal Neto honra o Estado pela sua postura e atitudes profissionais. Na tribuna, o vereador informou que a aprovação da indicação do nome para receber os votos foi unânime entre os parlamentares e, agora, Portugal deixa seu exemplo aos demais desembargadores.
Na tribuna da Casa, para comentar sobre a carreira, o desembargador disse humildemente não se achar merecedor da honraria, mas grato pelo que os vereadores enxergam nele pelos trabalhos prestados à sociedade. Portugal elogiou as ações de competência dos vereadores, na figura de representantes dos indivíduos e da capital paranaense. O vereador Mario Celso Cunha (PSB) falou em nome do prefeito Beto Richa e cumprimentou Clotário Portugal Neto, reafirmando que o desembargador fez e faz parte da história de Curitiba e do Estado do Paraná.
Carreira
Curitibano, Clotário de Macedo Portugal Neto ingressou no serviço público em 1955, como auxiliar judiciário no Tribunal de Justiça e no TRE do Paraná. Mais tarde, formou-se pela Faculdade de Direito Curitiba, advogando por oito anos.
Foi juiz nas comarcas de Guaíra, São Mateus do Sul e União da Vitória, onde foi destaque, permanecendo até sua promoção ao cargo de juiz substituto na comarca de Curitiba. Promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada, foi nomeado, na seqüência, desembargador do Tribunal de Justiça.
O primeiro presidente a assumir o TER-PR foi o desembargador Clotário de Macedo Portugal. Quase 61 anos depois, Clotário de Macedo Portugal Neto assumiu o mesmo cargo ocupado pelo avô. Seu pai também foi desembargador e juiz eleitoral.