Cláudia Silvano, do Procon, será cidadã honorária de Curitiba
Com unanimidade, os vereadores aprovaram projeto de lei que concede o título de Cidadã Honorária de Curitiba à Cláudia Franscisca Silvano, diretora do Procon do Paraná. A iniciativa, de Professor Euler (PSD), foi votada nesta segunda-feira (14) em sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que também aprovou outras sete propostas que estavam na ordem do dia.
O vereador destaca que a diretora é paulistana e muito conhecida em Curitiba pela defesa que faz dos consumidores. Ele explicou que fará uma discussão aprofundada do projeto na segunda votação, que ocorre nesta terça-feira (15), e que terá a presença da homenageada. Julieta Reis (DEM) adiantou que Cláudia tem sido “sucessivamente” mantida à frente do Procon, pois é “competente, simpática e sempre disposta a prestar esclarecimentos”.
A justificativa da proposição (006.00013.2019) destaca que Cláudia Silvano é graduada em Direito e Pedagogia e que ficou conhecida por suas diversas aparições na televisão, promovendo a defesa do consumidor. “Seu estilo cidadão a tornou rosto conhecido na nossa cidade. Não se nega sair à rua, bater na porta de estabelecimentos que estejam ferindo o Código de Defesa do Consumidor”.
Outros projetos
Em redação final, espécie de terceiro turno (necessário quando o projeto recebe emendas na segunda votação), o plenário confirmou a regulamentação das guaritas de segurança privada (005.00209.2017). O texto foi condensado, em um substitutivo geral assinado pelos vereadores Mauro Ignácio (PSB) e Julieta Reis (DEM) e segue para sanção do prefeito. Questões como a padronização das guaritas deverão ser especificadas em uma próxima etapa, na regulamentação pelo Poder Executivo.
De Toninho da Farmácia (PDT), o plenário acatou a denominação de logradouro público em homenagem a Adilson Pereira Sodre (009.00019.2019). Morador da Vila Verde, na CIC, onde sua família até hoje possui um supermercado, ele era formado em Teologia e lutava pela conquista de melhorias para o bairro. Faleceu em outubro de 2008, aos 45 anos de idade.
Conforme o vereador, Sodre foi um “grande amigo e parceiro” que muito colaborou para o desenvolvimento da região. “Começou com uma pequena loja de R$ 1,99, que depois se transformou no Mercado do Amigo”. Foi também professor de Escola Bíblica na Igreja Assembleia de Deus durante muitos anos, ajudando especialmente na formação de jovens do bairro.
Também em votação definitiva, o plenário aprovou a declaração de utilidade pública municipal à Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana e a Cidadania Honorária da capital ao pastor Adalberto da Silva Derzette, da Gileade Church (014.00033.2019 e 006.00010.2019). As iniciativas são, respectivamente, dos vereadores Sabino Picolo (DEM), presidente da Casa, e Ezequias Barros (Patriota).
Ezequias agradeceu a presença do religioso em plenário, que estava acompanhado de familiares, e frisou seu trabalho de “por em pé” pessoas desacreditadas. “Ele dá condições de que elas acreditem em si novamente, para que enfrentem as situações adversas”, contou. Tico Kuzma (Pros) e Osias Moraes (Republicanos) concordaram com a relevância da atuação social do pastor. Os textos seguem agora para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca. Relembre aqui como foi o debate em primeiro turno de votação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba