Circuito Saúde traz palestras sobre autocuidado e previdência à Câmara

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/06/2024 08h00, última modificação 13/06/2024 08h25
Na 1ª edição do Circuito Saúde, servidores da Câmara de Curitiba tiveram palestras sobre autocuidado e previdência.
Circuito Saúde traz palestras sobre autocuidado e previdência à Câmara

Auditório da CMC durante evento Circuito Saúde. (Fotos: José Lázaro Jr./CMC)

Organizada pela Comissão de Saúde e pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a primeira edição do Circuito Saúde trouxe para os servidores quatro palestras, medição de glicose e terapias integrativas. Realizadas no auditório do Anexo 2, as atividades foram coordenadas pela diretora da DGRH, Larissa Baginski, e contaram com a participação dos vereadores João da 5 Irmãos (MDB) e Noemia Rocha (MDB), da Comissão de Saúde.

>>> Confira a cobertura fotográfica do evento Circuito Saúde no Flickr da CMC

A primeira palestra foi dada pela médica Bianca Prezepiorski, diretora de governança médica do Hospital Costantini, que encorajou os servidores do Legislativo a praticarem o autocuidado. “A prevenção é de extrema importância para a saúde, porque a doença cardiovascular é a que mais mata no mundo. Ela mata uma pessoa a cada 90 segundos no Brasil. As mulheres morrem mais de infarto do que de câncer, alertou a médica do Hospital Costantini.

Bianca Prezepiorski listou como fatores de risco para doenças cardiovasculares: genética, idade, diabetes mellitus, tabagismo, dislipidemia, hipertensão, sedentarismo, obesidade, apneia do sono e estresse. Para fazer frente aos riscos, a médica recomendou alimentação saudável, atividade física, sono reparador, evitar substâncias tóxicas, manter relacionamentos interpessoais, “slow down and flow”, meditação, e buscar a felicidade.

“É importante pelo menos 20 minutos [contínuos] de atividade física”, afirmou Bianca Prezepiorski, chamando a atenção para o fato que atividades do tipo “anda e para” não cumprem esse requisito. Ela respondeu a perguntas dos servidores, afirmando que a melatonina sintética não substitui o hormônio natural, por isso a importância da preparação para o sono e redução do tempo de tela.

A segunda palestra foi uma exposição do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Curitiba (IPMC), na qual Fernanda Ferro, Daniélle Sass e Danieli Kiefer tiraram dúvidas sobre o processo de aposentadoria, etapas para concessão do benefício e benefícios fiscais à disposição dos beneficiários do IPMC. Depois, Jocelaine Moraes de Souza explicou as diferenças da previdência pública para o plano complementar do Curitibaprev. A última foi a exposição do Geap, na qual Fernando Czuprym apresentou os detalhes da parceria da CMC com o plano de saúde suplementar.