Circenses podem ter data comemorativa

por Assessoria Comunicação publicado 06/09/2007 18h25, última modificação 17/06/2021 09h31
Está em tramitação na Câmara de Curitiba projeto do vereador João do Suco (PSDB) que prevê a criação do “Dia do Circo”. Conforme proposta do parlamentar, a data deve ser comemorada sempre em 27 de março, numa homenagem ao palhaço Piolin, que nasceu naquele dia, em Ribeirão Preto (SP). “A idéia é homenagear as pessoas que contribuem para a existência do circo”, argumenta.
João do Suco comenta que o circo nasceu na China. “Naquele país foram  encontradas pinturas de cinco mil anos atrás com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto eram  parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica”, explica.
História
Em nosso País, a história do circo está  ligada à trajetória dos ciganos que andavam de cidade em cidade  e aproveitavam as festas religiosas para exibir sua destreza com  cavalos e  talento ilusionista.
O circo era instalado na periferia das cidades, visando as classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. O palhaço brasileiro adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais.
Piolin, que nasceu em 1897, é considerado um grande artista que se destacava pela sua criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista.