Seis vereadores de Curitiba já testaram positivo para covid-19
Nesta sexta-feira (11), o vereador Marcos Vieira (PDT) realiza novo teste para confirmar o diagnóstico de covid-19. O primeiro sintoma foi uma irritação na garganta, no início de dezembro, com piora nesta quarta (9). Ontem, quinta-feira (10), ele realizou o primeiro exame, testando positivo para a doença. O quadro do parlamentar não evoluiu e está bem no momento. Vieira é o sexto vereador de Curitiba a testar positivo para covid-19.
Antes de Marcos Vieira, Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Mestre Pop (PSD), Noemia Rocha (MDB) e Jairo Marcelino (PSD) foram diagnosticados com a doença desde março, quando surgiram os primeiros casos da pandemia do novo coronavírus em Curitiba. Marcelino, aos 77 anos, não resistiu às complicações e faleceu no dia 20 de outubro. Ele era o vereador da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) há mais tempo em atuação (confira aqui a homenagem da CMC ao parlamentar).
Cristiano Santos segue internado no Hospital Vita, onde está desde o dia 22 de novembro. Na última atualização sobre seu estado de saúde, divulgada ontem, a equipe do mandato informa que o vereador “segue na UTI, estável, sedado, com uso do ventilador e fora do setor de isolamento”. “A equipe do hospital informou à família que iniciou a redução dos medicamentos para, aos poucos, incentivar a respiração natural do Cristiano. O mesmo acontece para os demais sedativos”, complementam, após agradecer as orações e declarações de apoio.
O presidente da CMC, Sabino Picolo, está em recuperação em casa, com sintomas leves, como fadiga. A febre inicial já desapareceu. Ele teve os primeiros sintomas na última terça-feira à noite (1º) e foi avaliado por médicos já na quarta (2) pela manhã. Fez a coleta de material e o diagnóstico positivo saiu no início da noite de sexta-feira (4). Conforme atestado médico, ficará afastado por duas semanas.
Em setembro, a vereadora Noemia Rocha teve alta, após passar mais de uma semana internada, com suplementação de oxigênio, devido ao comprometimento parcial de seus pulmões. “Foram nove dias de Covid-19. Tive sintomas de gripe e fui ao médico. Estava com 50% do pulmão acometido. Depois de nove dias no oxigênio, você vê o valor de respirar. Só quem passou por essa situação, de falta de ar, sabe da importância disto”, relatou em plenário.
Mestre Pop teve a doença em julho, permanecendo em isolamento, sem sair de casa, por 22 dias. Está recuperado e só registrou sintomas leves, como dor no corpo e tosse seca. O caso foi informado nessa semana ao Legislativo. Desde o início da pandemia, em março, a Mesa Diretora e a direção da CMC têm implantado medidas restritivas para evitar o contágio dentro da instituição.
Com isso a realização de sessões plenárias e reuniões segue acontecendo em ambiente virtual, com a transmissão ao vivo pelas mídias sociais. O teletrabalho continua valendo até janeiro de 2021, com as atividades administrativas funcionando em regime de escala presencial e de sobreaviso. E permanecem suspensas, até nova ordem, a visitação pública e a realização de sessões solenes e audiências públicas nos prédios da CM
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba