Cidade terá dia do motorista

por Assessoria Comunicação publicado 20/06/2006 19h15, última modificação 10/06/2021 07h55
O motorista do transporte coletivo terá um dia especial de comemoração em Curitiba. A Câmara Municipal aprovou, na sessão plenária desta  terça-feira (20), em segundo turno, projeto de lei  do vereador Valdenir Dias  (PMDB) criando, em 25 de julho, o Dia do Motorista do Transporte Coletivo.
A data já é consagrada  nacionalmente ao padroeiro dos motoristas em geral e, agora, passa, também, a ser um dia alusivo a diversas comemorações de cunho sócio-cultural para valorizar aquele que trabalha diuturnamente com a responsabilidade de transportar milhares de passageiros, nas mais diversas direções.
Representante da categoria, através do trabalho exercido na defesa jurídica de sindicatos profissionais, o vereador Valdenir Dias afirmou, na tribuna, que “a instituição da data é uma homenagem justa para uma classe trabalhadora, cuja habilidade e presteza de reflexos, assim como de ações de responsabilidade, asseguram a tranqüilidade do transporte coletivo da cidade”.  O transporte coletivo de Curitiba é um dos mais bem qualificados do País. Periodicamente, os profissionais passam por cursos de reciclagem e atualização visando aprimoramento constante de seu relacionamento com o público.
Aprovação
A iniciativa de Valdenir Dias foi endossada por diversos vereadores, que reconheceram a oportunidade e o objetivo do projeto. Para o primeiro vice-presidente, Jair Cézar (PTB), que é autor de projeto que premia o profissional exemplar no trânsito, “a data servirá para inúmeras atividades de valorização e conscientização sobre a nobreza da  profissão”. O vereador lembrou também do cobrador: como auxiliar contínuo faz o suporte ao motorista do transporte coletivo.
José Roberto Sandoval (PSC) qualificou o motorista do transporte coletivo como um “verdadeiro herói do trânsito e do relacionamento com todos os tipos de usuários”. O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), também ressaltou a grandeza da profissão e sua importância para o desenvolvimento da cidade. Cumprimentou o autor definindo-o como um bom político, que, “desde o seu ingresso na Câmara,  conquista a simpatia de todos, porque  não conflita interesses e defende causas justas”.
Para André Passos (PT), que fez encaminhamento da matéria na tribuna, “a simbologia da homenagem oferece o foco necessário para valorizar a atuação profissional do motorista, que impulsiona o desenvolvimento da cidade, possibilitando com seu trabalho o ir e vir de todos”.