Cidade terá dia de prevenção da distrofia
Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Curitiba, projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB) que institui na cidade o Dia Municipal de Prevenção e Orientação da Distrofia Muscular, que deverá ser comemorado anualmente, em 17 de setembro. Nesta data, devem ser promovidas pelo Poder Público palestras em escolas, associações de pais e mestres, creches e outros segmentos, com total divulgação por parte dos órgãos envolvidos.
Conforme o parlamentar, a distrofia muscular atinge uma em cada 3.500 crianças nascidas no Brasil e estima-se que, atualmente, existam cerca de 80 mil portadores da doença nos seus diversos tipos. As distrofias musculares são doenças que afetam os tecidos musculares estriados, sendo letais em vários casos. Apesar dos últimos avanços científicos, que envolvem pesquisas em terapias genética e celular, até o momento não há um tratamento realmente efetivo para estas patologias. Diz o vereador que a data escolhida é o dia de nascimento de Guillaume Duchenne, um dos primeiros médicos que, já no século XIX, interessou-se em descrever e classificar a distrofia muscular.
Em um dos apartes, o vereador Mario Celso Cunha (PSB), que fez entrevistas e pesquisas com especialistas, afirmou que a doença degenera rapidamente seu portador e atinge principalmente o sexo masculino, sendo importante o rápido diagnóstico e tratamento, destacando que deve haver uma luta conjunta para que a doença possa ser combatida.
Conforme Paulo Frote, o cadastramento de crianças portadoras de distrofia muscular é muito importante, para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba