Cidade terá dia da poesia curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2005 19h20, última modificação 31/05/2021 15h21
Curitiba terá o Dia da Poesia Curitibana numa homenagem direta à grande poetisa Helena Kolody. A proposição, de autoria do vereador Angelo Batista (PP), foi aprovada esta semana pela Câmara Municipal, para ser implantada a partir do próximo ano, no dia 12 de outubro, data de nascimento da poetisa, que enriqueceu a arte paranaense com sonetos, trovas, hai cais e versos livres, diferenciando-se dos poetas tradicionais pela diversidade de suas composições.
“Com versos que brotavam da alma, Kolody destacou-se dos demais poetas de nossa cidade, despertando nos jovens um gosto especial, que é sem dúvida a maior e mais inerente expressão cultural do ser humano”, defendeu na tribuna o vereador Angelo Batista, integrante da Academia Paranaense de Letras.
Com a proposta de Batista, a Câmara Municipal estará valorizando ainda mais a “prata da casa” dos talentos locais. Já existem ligados a esta área prêmios como o de Mérito Fernando Amaro e a homenagem através do Dia do Poeta, criado por projeto do vereador Mario Celso Cunha (PSDB), comemorado também em outubro, no dia 4.
Homenagem
Pelo projeto de lei aprovado nos dois turnos de votaçã, fará parte da homenagem do Dia da Poesia Curitibana um autor ou entidade, indicado por cada vereador, com reconhecida participação e fomento cultural literário em poesia. “Como atividade literária, considere-se a publicação, preferencialmente em Curitiba, de obra poética pelos meios de comunicação tradicionais e eletrônicos, assim como a apresentação oral pública dos mesmos”, informou o autor da honraria. Batista também esclareceu que a Comissão de Educação e Cultura analisará a indicação dos nomes que serão encaminhados para aprovação em plenário. Depois desta etapa, cada autor ou entidade será homenageado em sessão solene no Palácio Rio Branco.