Cidade ganhará Semana do Migrante

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2006 19h50, última modificação 14/06/2021 10h26
Projeto que institui a Semana do Migrante em Curitiba foi aprovado nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal. A proposta é do vereador Tito Zeglin (PDT), que pretende chamar a atenção da sociedade e da Igreja para a migração, que, segundo ele, “a cada ano torna-se mais atual e desafiadora”.
A comemoração anual, segundo a proposta, deve coincidir com o dia 25 de junho, Dia Nacional do Migrante, e ser incluída no calendário escolar e das atividades culturais e turísticas da cidade.
Na tribuna, Zeglin comentou dados numéricos sobre a migração. Conforme o parlamentar, entre 1999 e 2000, as regiões sudoeste e central do Paraná foram as que mais sofreram com a evasão. Dos 288 municípios paranaenses com IDH inferior ao índice brasileiro, 163 apresentam evasão populacional e, dos 9,4 milhões de habitantes do Estado, cerca de 1,9 milhões vivem no campo. O êxodo rural nos últimos 30 anos foi maior que o nacional. “Quem migra sofre muitos desafios. O golpe costuma ser duro e profundo”, destacou o parlamentar, acrescentando que o resgate da história e da cultura dos migrantes não pode ser esquecido, tanto em termos individuais, coletivos e comunitários, bem como a luta pelos seus direitos.
Para o vereador Angelo Batista (PP), “a semana será um reconhecimento à contribuição dos migrantes à sociedade”. “Muitos dos que vieram para cá fizeram do Brasil a potência que é hoje. Em contrapartida, há migração desordenada e quem fica paga o preço”, disse o vereador Custódio da Silva (PRTB). Já Nely Almeida (PSDB) ressaltou a colaboração dos migrantes para Curitiba, Paraná e o País. “É uma homenagem pertinente pela importância de todos os que passam e já passaram por aqui”, afirmou. Na opinião de Julieta Reis (PSB), Curitiba ganha ao engrandecer os migrantes.
Histórico
Em 1969, o Papa Paulo VI estabeleceu a celebração anual do Dia do Migrante, deixando a critério da igreja de cada país a escolha da melhor data para celebração. No Brasil, a comemoração ocorre no dia 25 de junho, indicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).