Cidade ganha Dia da Imigração Japonesa
A cidade vai comemorar anualmente o Dia Municipal da Imigração Japonesa. Um dos últimos atos da administração de Cassio Taniguchi (PFL) foi sancionar a lei que institui dia 18 de junho para a celebração da data. O projeto, aprovado por unanimidade, na Câmara de Curitiba, é de autoria da vereadora Julieta Reis (PFL) e de Rui Hara (ex-vereador e atual secretário municipal de Assuntos Metropolitanos). Para os parlamentares, "os japoneses, a exemplo de outros imigrantes, prestaram grande contribuição ao modo de ser do nosso povo, através de sua cultura diversificada e seus ensinamentos de ordem prática e cultural".
Primeiras impressões
O navio Kasato Maru zarpou de Kobe, no Japão, em 28 de abril de 1908, com os primeiros 800 imigrantes. Em 18 de junho, atracou no porto de Santos, dando início à imigração japonesa no Estado de São Paulo. Tomoo Handa, um dos imigrantes, relata que chegaram às vésperas de São João e, ao verem os rojões subindo, explodindo estrondosamente, tiveram a ilusão de que o povo brasileiro estava dando as boas-vindas.
São Paulo é a cidade que abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão. Em seguida, vem o Paraná. Segundo dados do Memorial do Imigrante, existem no Brasil 1.168.000 imigrantes japoneses e descendentes. "Trata-se de homenagem justa e merecida a um povo que muito tem contribuído com o nosso País", justificam Julieta e Hara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba