Cidadão honorário realizou 10 mil cirurgias cardíacas

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2008 17h15, última modificação 21/06/2021 10h43
“Por meio da persistência, comprometimento e dedicação, podemos alcançar nossos sonhos e objetivos.” Com estas palavras, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) resumiu o trabalho do médico Fábio Said Sallum, que totalizou, em fevereiro deste ano, 10 mil cirurgias cardíacas pediátricas. Em reconhecimento “à trajetória incansável, salvando vidas e minimizando o sofrimento de pacientes e familiares”, a Câmara de Curitiba entregou o título de cidadão honorário ao médico, em sessão solene na noite da última sexta-feira (30).
Sallum é natural de São Paulo e sua família, segundo Braga Côrtes, “tem uma história de determinação, trabalho, honra, visão de futuro e amor ao próximo.” O parlamentar ressaltou as conquistas do homenageado desde os anos de faculdade e residente de cirurgia geral até os dias de hoje, como membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e professor.
Com relação às demais atividades desenvolvidas pelo médico, o vereador destacou a publicação de vários artigos em revistas especializadas, participação na elaboração de dois livros sobre cirurgia cardíaca pediátrica e em palestras no País e exterior, além do comando do serviço de cirurgia cardíaca e coordenação na formação de residentes no Hospital Pequeno Príncipe.
Said Sallum agradeceu a iniciativa, lembrando de todas as pessoas que contribuíram para sua formação como cidadão e profissional. “Com apoio integral dos médicos Iseu Affonso da Costa e Djalma Faraco e bolsa da Fundação Rotária pude me especializar nas universidades de Londres e do Alabama, dois dos maiores centros de cirurgia cardíaca pediátrica do mundo na época”, destacou. Falou ainda do desafio de operar crianças cada vez menores e com cardiopatias mais complexas, além dos estudos para aprimorar as técnicas cirúrgicas. “Nosso serviço se transformou em um núcleo irradiador de treinamento e conhecimento, formando a cada ano residentes em cardiologia que trabalham em diversos Estados brasileiros”, concluiu Sallum.