Cidadão do Futuro recebe estudantes das Mercês e Santa Felicidade

por Assessoria Comunicação publicado 23/09/2011 15h20, última modificação 11/08/2021 11h51
A Câmara de Curitiba promoveu, nesta sexta-feira (23), uma nova edição do projeto “Cidadão do Futuro”, com a participação de 80 jovens dos colégios estaduais Professor Guido Straube e Professor Francisco Zardo, dos bairros Mercês e Santa Felicidade, respectivamente.
A iniciativa da vereadora Renata Bueno (PPS) leva a escolas da capital a oportunidade de conhecer na prática o trabalho dos parlamentares, da elaboração das leis do município ao ato de fiscalização da administração pública. Os estudantes conhecem o rito legislativo, elaboram projetos de interesse local e simulam uma sessão plenária na própria Câmara Municipal, onde discutem e votam essas proposições.
Nesta ocasião, os estudantes do colégio Prof. Guido Straube ocuparam o lugar dos vereadores e debateram a instalação de um sistema biométrico para o controle de presença em sala de aula; a instalação de semáforos especiais para pessoas com deficiência; a criação de cursos preparatórios para o vestibular (tipo “terceirão”, que recupera todo o conteúdo do Ensino Médio) e de auto-escolas pelo poder público; o direito a voto na decisão de questões administrativas do colégio, e a criação de uma estação-tubo próxima à escola, para facilitar o acesso dos estudantes.
Liderança
O professor José Bonifácio e a pedagoga Maria Catarina Zukowski avaliam que a iniciativa é benéfica para os alunos e contribui para uma sociedade melhor. “Além de estimular a formação de líderes dentro do colégio, o projeto incentiva a participação na vida política, o que é muito bom”, afirmou a pedagoga. O estudante Lucas das Neves, do colégio Francisco Zardo, que participa pela segunda vez do projeto, confirma essa mudança. “Muitos dos alunos que foram vereadores quando nós participamos a primeira vez se tornaram referência nas salas, resolvendo questões dos alunos junto da direção quando precisava”, declarou.
Cristiane Teolinda Bodnar, professora de Educação Física do colégio, constatou que, além do papel de liderança, esses jovens também são uma boa influência para os demais alunos. “Nós percebemos isso no dia a dia do colégio. Hoje, por exemplo, o Lucas nos ajudou  na hora de organizar a vinda para a Câmara, exercendo esse papel”, comentou Cristiane. Os estudantes de Santa Felicidade retornaram nesta edição para acompanhar o trabalho do outro colégio e ampliar o número de alunos que participaram da experiência.
Tramitação
Desde o início do projeto “Cidadão do Futuro”, a vereadora Renata Bueno tem acatado as melhores ideias trazidas pelos estudantes e as transformado em projetos de lei, que passam a tramitar na Câmara. Os jovens agradeceram pela oportunidade e destacaram aspectos da atuação da parlamentar na Câmara Municipal.
“Nós realizamos o projeto desde o início do mandato, em 2009. Vocês, estudantes, precisam estar conosco aqui, participando das nossas atividades. O objetivo do Cidadão do Futuro é mostrar a importância da política para vocês, que possuem toda a capacidade para mudá-la e dar a ela uma nova vida”, afirmou a parlamentar.