Cidadania Honorária e denominação de logradouro acatadas em 1º turno

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2019 12h10, última modificação 10/11/2021 09h01

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta quarta-feira (4), dois projetos de lei em primeiro turno, ambos com unanimidade. A proposta de Cristiano Santos (PV) é para conceder a Cidadania Honorária da capital ao coronel-aviador Marcos Kentaro Adachi, natural de Maringá (PR). De Jairo Marcelino (PSD), a ideia é denominar um logradouro público como Pedro Ursolino Dariva. O plenário ainda acatou três proposições em segunda votação, dentre elas o empréstimo de R$ 164 milhões ao Executivo, para obras no Caximba (saiba mais).

Nascido em 1971, o coronel Adachi ingressou na carreira militar em 1989 e atua no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), localizado em Curitiba (006.00008.2019). A unidade da Força Aérea Brasileira é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências. “Trata-se de um excelente e exímio comandante”, afirmou Cristiano Santos. Ele destacou, além da trajetória profissional do homenageado, sua “extrema humildade”.

O vereador citou honrarias já concedidas ao comandante Adachi: Medalha Mérito do Ministério Público Militar, Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Militar de Bronze, Medalha Militar de Prata, Medalha Mérito Duque de Caxias, Ordem do Mérito Aeronáutico - Grau Cavaleiro, Medalha Mérito da Casa Militar do Estado do Paraná, Medalha Tenente Max Wolff Filho e a Medalha Constitucionalista.

Logradouro público
“Pedro Ursolino Dariva era um líder comunitário nato e atuava na defesa dos interesses da população de seu bairro [Boa Vista] e adjacências”, justifica o projeto de lei de denominação de logradouro público em homenagem ao curitibano, de descendência italiana (009.00006.2019). Funcionário público estadual, Dariva faleceu em 2011, aos 80 anos de idade.

Autor da homenagem, o vereador Jairo Marcelino destaca a atuação de Dariva, entre as décadas de 1950 e 1970, em prol de demandas da região do Boa Vista. Dentre elas, a iniciativa que resultou na implantação de uma nova linha de ônibus, integrando o bairro ao Ahú e à Barreirinha.