Cidadania honorária é concedida a Luiz Alberto Maçaneiro
Na noite desta quarta-feira (26), a Câmara de Curitiba promoveu uma sessão solene para conferir o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Luiz Alberto Maçaneiro, ex-funcionário da Caixa Econômica Federal que, desde a aposentadoria em 2008, se dedica a trabalhos sociais e é o fundador do Grupo Solidário. A iniciativa da homenagem foi do vereador Zé Maria (SD) e a cerimônia foi conduzida por Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da Casa.
Zé Maria, em seu pronunciamento de saudação, lembrou as origens humildes do homenageado. “Nascido no ano de 1957 na cidade de Ituporanga, interior de Santa Catarina, desempenhou árduas atividades como a de carregador. Graças ao seu esforço, ascendeu profissionalmente, vindo a integrar o corpo de funcionários da Caixa Econômica Federal”, destacou o vereador.
Ao longo dos anos, relatou o parlamentar, Maçaneiro ocupou uma série de cargos naquela instituição, assumindo em 2002 o cargo de assistente de planejamento e coordenação regional de marketing, aposentando-se no ano de 2008. “A partir deste momento, dedicou-se a serviços voluntários. Entre os membros da Maçonaria em Curitiba, destaca-se por suas iniciativas de amparo aos mais necessitados”, afirmou Zé Maria.
O parlamentar lembrou que o homenageado participa de ações de apoio ao Dia do McLanche Feliz, que reverte recursos para a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). “Destaque também para o fato de que ele foi um dos fundadores do Grupo Solidário, entidade que possibilita melhores condições a comunidades carentes, como padaria comunitária, atelier de costura, cadeira de rodas, máquina de fazer fraldas e biblioteca comunitária, entre outras”, frisou Zé Maria.
Para o vereador Tito Zeglin, uma das atribuições da Câmara é exaltar aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população. “Figuras como Maçaneiro se destacam pela maneira humanista como conduzem suas vidas, proporcionando melhorias no cotidiano de muitas pessoas”, disse o vereador.
Em seu agradecimento, Luiz Alberto Maçaneiro manifestou agradecimento à cidade de Curitiba, que, por meio de seus vereadores, promoveu a homenagem. “Cidade que me acolheu e onde optei viver com minha família. O tempo demonstrou que a decisão foi acertada”, afirmou ele. “Num tempo em que os meios de comunicação de massa insistem em destacar apenas o lado negativo do Brasil, há entidades que optam por valorizar pessoas e iniciativas, como é o caso da Câmara Municipal de Curitiba: não há como sentir um certo orgulho em receber o título de cidadão honorário da cidade”, disse Maçaneiro.
Quanto às ações sociais, Maçaneiro entende que a solidariedade é um dos componentes essenciais da condição humana. “O Grupo Solidário, ao qual pertenço, conta com 139 integrantes ativos. Acreditamos que o oferecimento de meios e condições para que as pessoas desfavorecidas possam se sustentar é uma forma válida de contribuição para a sociedade”, comentou.
Sessão solene
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Mounir Chaowiche, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, representando o governador Beto Richa; Paulo Maia de Oliveira, secretário municipal de Relações Institucionais e grão-mestre do Grande Oriente do Brasil (seção Paraná), representando o prefeito Gustavo Fruet; major Cícero Barbosa dos Santos, chefe do Centro Meteorológico de Vigilância de Curitiba, representando José Wagner Vital, comandante do CINDACTA II; Waldemar Kretschmer, grão-mestre da Grande Loja do Paraná; Celso Luiz Girardello, grão-mestre de honra do Grande Oriente do Paraná; João Krainski Neto, grão-mestre do Grande Oriente Praná; Iraci da Silva Borges, grão-mestre de honra da Grande Loja do Paraná; Sidney Pinto, grão-mestre de honra da Grande Loja do Paraná e Dalmo Wilson Louzada, grão-mestre de honra do Grande Oriente do Brasil-Paraná.
Também estiveram presentes os vereadores Dona Lourdes (PSB) e Jorge Bernardi (PDT), os deputados estaduais Osmar Bertoldi (DEM) e Rasca Rodrigues (PV); Vilmar José Smirdale, gerente regional de construção civil da Caixa Econômica Federal; Adair Calgaro, presidente da Loja Renascer; Eli Ribas Silva, diretor da Associação da Vila Militar; Juarez Antonio Cardoso, coordenador do Moto Clube Bodes do Asfalto – Paraná e José Mário Caxilé, representando a Loja Fraternidade Universal nº 70.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba