Cidadania Honorária à primeira-dama do Paraná é confirmada em 2º turno

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/03/2024 10h45, última modificação 06/03/2024 10h56
Esta é a principal honraria entregue pelo Legislativo a pessoas não nascidas na cidade.
Cidadania Honorária à primeira-dama do Paraná é confirmada em 2º turno

A homenagem à primeira-dama foi aprovada em 2º turno com 25 votos “sim”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segunda votação, a aprovação da indicação da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, ao título de Cidadã Honorária da capital. Esta é a principal honraria entregue pelo Legislativo a pessoas não nascidas na cidade. Com a votação de hoje, o plenário encerra sua pauta em alusão à Semana do Dia Internacional da Mulher.

Assim como na sessão plenária de ontem, hoje o autor da homenagem, Professor Euler (MDB), voltou a destacar o currículo de Luciana Saito Massa. Natural de Registro, interior paulista (115.00007.2023), ela é esposa do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos. Atualmente, a primeira-dama preside, de forma voluntária, o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do PR, cuja função é prestar apoio e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A atuação da homenageada à frente de diversas campanhas solidárias também foi destacada em plenário. Ela coordenou as campanhas “Aquece Paraná”; “Menos Eu, Mais Nós” – Cesta Solidária Paraná; “Projeto Páscoa Solidária”; “Paraná Piá”; de arrecadação de brinquedos; e “Futebol Solidário”, de arrecadação de alimentos. Também presidiu o II Encontro das Primeiras-damas do Paraná e foi condecorada com a Medalha do Mérito da Defesa Civil Coronel QOBM Dário Natan Bezerra, honraria destinada a pessoas que se destacaram por ações relevantes de proteção e defesa civil. 

Não há qualquer dúvida que o trabalho realizado por Luciana Saito Massa é um trabalho que tem reflexos positivos sobre a nossa cidade, o que a faz merecedora deste título de Cidadã Honorária de Curitiba”, disse o autor do projeto de decreto legislativo, Professor Euler. Segundo o vereador, a figura da primeira-dama tem certa simbologia, à medida que, ao lado do governador, ela é a representante das mulheres do Estado. 

Para Serginho do Posto (União), a primeira-dama exerce um papel institucional importante no Poder Executivo. “Todas as ações mencionadas no currículo [mostram] que é muito merecedor este título. Ela tem papel fundamental no desenvolvimento das ações sociais do estado, e isto é uma característica. São ações que ela tem feito, de forma muito anônima. Observo que a nossa primeira-dama não precisa estar sempre nas mídias para fazer as ações”, complementou. 

Temos ver quem constrói, quem faz história na nossa cidade”, emendou Sabino Picolo (União), ao destacar que Luciana Saito Massa veio de uma família humilde e assumiu “uma missão de ser solidária”. Outro vereador a complementar as falas dos seus antecessores foi Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Luciana é uma pessoa extremamente inteligente, competente. Isto acaba sendo uma homenagem para a família do governador. Professor Euler foi feliz em promover a homenagem”, afirmou. 

Também participaram da discussão, com apoio favorável à iniciativa de Professor Euler, os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Jornalista Márcio Barros (PSD), Tico Kuzma (PSD) e Tito Zeglin (PDT). 

A Cidadania Honorária de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. Agora, a homenagem à Luciana Massa será promulgada pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode).