Cidadania Honorária à professora de dança Dora Soares será entregue hoje

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/12/2024 09h40, última modificação 10/12/2024 09h49
A iniciativa é de Hernani (Republicanos). A sessão solene será no Palácio Rio Branco.
Cidadania Honorária à professora de dança Dora Soares será entregue hoje

Depois de Ana Botafogo, Dora de Paula Soares também será Cidadã Honorária de Curitiba (Foto: Facebook/Studio D1)

Em sessão solene nesta terça-feira (10), às 19h30, a Câmara Municipal vai entregar a Cidadania Honorária de Curitiba à bailarina e professora de dança, Dora de Paula Soares. Maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital, o título foi aprovado pelo plenário em outubro. A iniciativa é de Hernani (Republicanos). O evento será no Palácio Rio Branco.

Natural de Belo Horizonte (MG), Dora de Paula iniciou seus passos na dança aos 14 anos, no Rio de Janeiro (RJ), onde se formou no Conservatório Brasileiro de Música, em 1955. Aos 30 anos, já residente em Curitiba, em 1970, ela se formou em balé clássico na Escola de Dança do Teatro Guaíra. Em 1978, inaugurou sua escola de dança, o Studio D1, onde leciona e é diretora até os dias atuais (decreto legislativo 23/2024).   

Em outubro, quando defendeu a homenagem, Hernani lembrou que, em 1993, Dona Dora colaborou com a histórica Campanha contra a Fome, de Herbert de Souza, ao criar o espetáculo “Dançando com Amor”, para arrecadar doações. Outra ação social desenvolvida pela escola de dança da professora é o “Dançando por um Futuro”, um projeto para formação cultural e profissional para crianças carentes.

“O Studio D1 é a escola mais tradicional de dança de Curitiba e eu a conheço dos meus tempos de reportagem. Sei que até hoje, aos 89 anos de idade, ela ainda dança na ponta [dos pés]”, contou, à época, Herivelto Oliveira (Cidadania), cuja esposa é professora na escola. A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As solenidades da próxima semana serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.