Cidadania Honorária a Deuza Avellar será entregue na quarta-feira
Aprovado em junho deste ano, o título de Cidadania Honorária de Curitiba será entregue à psicóloga carioca Deuza Maria de Avellar nesta semana. A sessão solene será realizada nesta quarta-feira (23), às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo. A iniciativa da solenidade é de Ezequias Barros (PMB), conforme requerimento 061.00039.2022.
O vereador é autor da lei que deu origem à homenagem - lei municipal 16.019/2022. O projeto de sua iniciativa foi aprovado em junho deste ano – veja o resultado do 1º turno e do 2º turno. Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), ela é especialista em Psicologia Clínica, área em que atua há mais de 35 anos, e Traumas. Ela também possui formações em logoterapia e brainspotting, além de atuar como mentora de empresários.
Deuza Avellar também é membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde participa do Ministério Bússola Sexualidade. “Deuza Avellar é uma pessoa que eu conheço há cerca de 10 anos. Foi assessora da vereadora Carla Pimentel aqui nesta Casa”, disse Barros, na sessão da votação em 1º turno do projeto de lei. “Uma mulher de extremo valor, que faz a diferença por onde passa. Tem suas posições muito bem definidas", emendou o vereador.
Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2022.
Lançamento de livro
Também nesta quarta, a CMC será o palco do lançamento do livro “Reprodução humana assistida no Brasil: direito à identidade”. A iniciativa é do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros). A obra foi escrita por Andrea Arruda Vaz e Susimara Teixeira Bidin e é, segundo o vereador, “de grande relevância para a mulher e toda a comunidade, pois são escassas as literaturas sobre o tema da reprodução assistida, mostrado sobre o viés jurídico”.
O livro está disponível para a compra desde o dia 20 de outubro. É da Editora Modesto, tem 118 páginas e está na sua primeira edição. O evento será no auditório do Anexo 4, às 16h, conforme requerimento do vereador (067.00008.2022), aprovado pelo plenário nesta segunda-feira (21).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba