Chuvas fortes preocupam vereador

por Assessoria Comunicação publicado 31/01/2011 16h35, última modificação 05/08/2021 11h14
O vereador Tico Kuzma (PSB) esteve em alguns locais que sofreram estragos em função das fortes chuvas do último sábado (29). No bairro do Capão Raso, conversou com moradores da região da Vila Ipiranga e ouviu os relatos daqueles que tiveram suas casas atingidas pelas águas. “Realmente é muito triste. É muita água e acontece tudo muito rápido. As pessoas não têm tempo para salvar nada”, comentou.
Kuzma afirmou que os moradores desta região esperam há anos por soluções, que são a regularização e relocação de algumas casas e também a realização de obras para melhorar o fluxo das águas no Ribeirão dos Padilhas. Outra medida reivindicada pelos moradores é a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste caso, Kuzma comentou projeto de lei de sua autoria que propõe que os donos de imóveis edificados atingidos por enchentes ou alagamentos tenham isenção ou desconto no valor do IPTU. A proposta, em tramitação na Câmara de Curitiba desde o ano passado, prevê a concessão do benefício no ano seguinte ao incidente. “O benefício só será válido para imóveis legalizados, construídos dentro dos parâmetros legais e que respeitem as normas e o código de posturas do município. Também é preciso que o imóvel atingido pelas enchentes conste em relatórios elaborados pela prefeitura”, explicou.
Perdas
O IPTU é um imposto municipal e anual e, de acordo com o projeto, são considerados imóveis atingidos pelas enchentes e alagamentos aqueles com danos em instalações elétricas ou hidráulicas, ou ainda aquele que teve prejuízo com a destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos. Para pedir o benefício, o contribuinte deve ir à prefeitura, que fará a identificação dos alagamentos e imóveis afetados.
Na justificativa da proposta, Kuzma alegou que as chuvas fortes têm sido constantes, não somente em Curitiba, mas em todo o país, e os estragos têm se alastrado por todo o Brasil. "Temos visto, em nossa cidade, algumas localidades afetadas pelas enchentes e, por consequência, muito prejuízo. Devemos trabalhar e investir em planejamento para evitar os problemas causados pelas chuvas, mas cada vez mais interagir com a sociedade para enfrentar as questões sociais”, comentou o vereador.