Chico do Uberaba sugere Semana de Orientação Vocacional

por Assessoria Comunicação publicado 09/05/2014 10h40, última modificação 23/09/2021 09h34

O vereador Chico do Uberaba (PMN) apresentou projeto de lei que institui a Semana de Orientação Vocacional voltada a alunos matriculados na etapa final do ensino fundamental (5a série/6o ano e 8a série/9o ano) nas escolas do município (005.00105.2014). O vereador sugere a primeira semana do mês de agosto para a realização das atividades e inclui tais datas no calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação.

“A ideia é que o estudante conheça o campo de trabalho de diferenciadas profissões e descubra as suas aptidões e seus interesses, delimitando a área de atuação que seja favorável ao seu perfil”, explicou o vereador.

Conforme esclarece o texto do projeto, as atividades de orientação vocacional seriam ministradas pelos professores do próprio quadro da rede municipal de ensino e, também, por profissionais ou formandos nas áreas de psicologia e pedagogia. Para este fim, a Prefeitura de Curitiba estaria autorizada a formalizar convênios de estágio ou cooperação técnica com entidades de ensino superior.

Além disso, o projeto também prevê a possibilidade de que sejam convidados especialistas em orientação vocacional, não integrantes da rede municipal, e cidadãos das mais diversas áreas profissionais para que promovam palestras, seminários, exposições e atividades do gênero. O projeto autoriza o Executivo a regulamentar a presente lei para garantir sua aplicação, privilegiando ações que não onerem o erário.

Perspectivas
Para Chico do Uberaba, o ensino fundamental é um estágio indispensável para o desenvolvimento do aluno, na medida em que as informações recebidas nessa fase influenciam diretamente suas escolhas pessoais e profissionais. Segundo ele, “a orientação vocacional nessa fase serve para ampliar as informações do estudante quanto às possíveis áreas de atuação profissional, direcionando suas perspectivas quanto ao futuro”.

O vereador acredita que, “muitas vezes, uma orientação profissional que se dê por meio de conversas e troca de conhecimentos atinge uma eficácia grandiosa, principalmente por abrir caminho para que esses alunos entrem no mercado de trabalho com segurança em seus ideais”.