Chico do Uberaba preside a Comissão de Segurança

por Assessoria Comunicação publicado 25/02/2015 15h50, última modificação 29/09/2021 07h35

A comissão permanente de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública foi instalada no início da tarde desta quarta-feira (25), logo após a sessão plenária. O vereador Chico do Uberaba (PMN) foi eleito presidente, e Beto Moraes (PSDB) será o vice-presidente.

O novo presidente assume com o compromisso de abrir canais de comunicação com a população para discutir a segurança na cidade. “Vamos retomar as audiências públicas, contando com a parceria dos conselhos comunitários de segurança e lideranças de várias regiões”, prometeu. Chico do Uberaba ainda disse que pretende aproximar vereadores e representantes das polícias. “Também faremos encaminhamentos na área de direitos humanos e a avaliação da superlotação das cadeias da região de Curitiba”, afirmou.

Dos cinco vereadores integrantes da comissão, três participaram da reunião:  Chico do Uberaba, Sabino Picolo (DEM) e Beto Moraes. Por ser mais velho, conforme exige o Regimento Interno, Picolo abriu a sessão. Ao ser eleito presidente, Chico do Uberaba convidou Beto Moraes para ser seu vice. O pedido foi atendido. Sabino Picolo abriu mão de concorrer aos dois cargos.

Os outros dois vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública são Carla Pimentel (PSC) e Cristiano Santos (PV). Santos justificou a ausência da reunião algumas horas antes alegando compromisso particular. Ainda acompanhou a reunião o vereador Valdemir Soares (PRB).

Em 2014, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública emitiu, ao todo, 42 pareceres sobre projetos de lei. Os principais trabalhos foram o combate às feiras itinerantes, conhecidas como “Feirinha do Brás”, que aconteciam em 2013 em Curitiba, e a reformulação do novo plano de carreira da Guarda Municipal (leia mais).